SóProvas


ID
4172989
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Carneirinho - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Um ativo intangível deve ser identificado e reconhecido no Balanço Patrimonial se e apenas se:

I. For provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo sejam gerados em favor da entidade.
II. O custo do ativo puder ser mensurado, ainda que por estimativa.
III. For separável, isto é, capaz de ser separado ou dividido da entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado, seja individualmente ou em conjunto com um contrato, ativo ou passivo relacionado.
IV. Resultar de direitos contratuais ou de outros direitos legais, quer esses direitos sejam transferíveis quer sejam separáveis da entidade ou de outros direitos e obrigações.

As afirmativas CORRETAS são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Lembrando que o intangível deve ser:

    1)Identificável;

    2)Controlável;e

    3)Gerador de benefícios econômicos futuros.

  • Para mensurar o custo dos ativos intangíveis, determina-se a maneira como o ativo foi adquirido: separadamente ou através de uma combinação de negócios.

    Custo por aquisição separada: o preço pago pela entidade ao adquirir separadamente um ativo intangível reflete sua expectativa sobre os possíveis benefícios econômicos esperados, incorporados ao ativo.

    Além disso, o custo dos ativos intangíveis adquiridos desta maneira inclui:

    – O preço de compra, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos;

    – Qualquer custo diretamente atribuível à preparação do ativo para a finalidade proposta.

    Custo por aquisição em uma combinação de negócios: o ativo intangível adquirido desta maneira deve ser avaliado através da metodologia do  na data de aquisição. Este reflete as expectativas de mercado na data de aquisição com relação à probabilidade de geração de benefícios econômicos a favor da empresa.

    De acordo com o CPC 04, ativo intangível é um bem não monetário identificável sem substância física. Em outras palavras, é um ativo que não pode ser representado por dinheiro ou por direitos a serem recebidos em uma quantia fixa ou determinável.

    Caracterizam-se como bens que se enquadram nesta categoria de ativo intangível exemplos como:

    – Marcas;

    – Softwares;

    – Títulos e Periódicos;

    – Patentes;

    – Direitos autorais;

    – Licenças e Franquias;

    – Direitos de comercialização;

    – Receitas, fórmulas, modelos, projetos e protótipos

    .

    O Comitê de Pronunciamentos Contábeis determina que um ativo intangível é identificado como tal, quando:

    – For separável, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado, individualmente ou com um contrato, ativo ou passivo relacionado, independente da intenção de uso pela entidade;

    – Resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais, independente da possibilidade de serem transferidos ou separados da entidade ou de outros direitos e obrigações.

    Após esta identificação é feito o reconhecimento do ativo. Entretanto, a inserção deste nas demonstrações contábeis ocorre apenas se:

    – For provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade;

    – O custo do ativo possa ser mensurado com confiabilidade.

    Para avaliar a probabilidade de geração de benefícios econômicos futuros, a instituição deve utilizar premissas razoáveis e comprováveis, representando a melhor estimativa da administração.

    Além disso, o custo do ativo é relacionado ao fluxo de benefícios econômicos atribuíveis ao seu uso, e é julgado pela própria empresa.

    https://investorcp.com/financas-corporativas/o-que-e-ativo-intangivel/

  • CPC 04

    I. For provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo sejam gerados em favor da entidade. (CORRETO)

    21. Um ativo intangível deve ser reconhecido apenas se:

    (a) for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade;

    II. O custo do ativo puder ser mensurado, ainda que por estimativa. (ERRADO)

    O custo do ativo deve ser mensurado com CONFIABILIDADE e não por estimativa (erro negritado em vermelho)

    21. Um ativo intangível deve ser reconhecido apenas se:

    (b) o custo do ativo possa ser mensurado com confiabilidade.

    III. For separável, isto é, capaz de ser separado ou dividido da entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado, seja individualmente ou em conjunto com um contrato, ativo ou passivo relacionado. (CORRETO)

    12. Um ativo satisfaz o critério de identificação, em termos de definição de um ativo intangível, quando:

    (a) for separável, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado, individualmente ou junto com um contrato, ativo ou passivo relacionado, independente da intenção de uso pela entidade;

    IV. Resultar de direitos contratuais ou de outros direitos legais, quer esses direitos sejam transferíveis quer sejam separáveis da entidade ou de outros direitos e obrigações. (CORRETO)

    12. Um ativo satisfaz o critério de identificação, em termos de definição de um ativo intangível, quando:

    (b) resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais, independentemente de tais direitos serem transferíveis ou separáveis da entidade ou de outros direitos e obrigações.

    Qualquer erro chamar no privado