SóProvas


ID
4173118
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia também este texto, para responder às questão.


        Quando Bauer, o de pés ligeiros, se apoderou da cobiçada esfera, logo o suspeitoso Naranjo lhe partiu ao encalço, mas já Brandãozinho, semelhante à chama, lhe cortou a avançada. A tarde de olhos radiosos se fez mais clara para contemplar aquele combate, enquanto os agudos gritos e imprecações em redor animavam os contendores. A uma investida de Cárdenas, o de fera catadura, o couro inquieto quase se foi depositar no arco de Castilho, que com torva face o repeliu. Eis que Djalma, de aladas plantas, rompe entre os adversários atônitos, e conduz sua presa até o solerte Julinho, que a transfere ao valoroso Didi, e este por sua vez a comunica ao belicoso Pinga. (...)

        Assim gostaria eu de ouvir a descrição do jogo entre brasileiros e mexicanos, e a de todos os jogos: à maneira de Homero. Mas o estilo atual é outro, e o sentimento dramático se orna de termos técnicos.

Carlos Drummond de Andrade, Quando é dia de futebol. Rio: Record, 2002. 

Ao narrar o jogo entre brasileiros e mexicanos "à maneira de Homero", o autor adota o estilo

Alternativas
Comentários
  • Podemos definir o estilo épico como um estilo de texto que conta com herói e suas ações grandiosas. É considerado como o gênero literário mais antigo da história da humanidade. Pode-se dizer que o épico é um gênero tradicional de poesia.

    O texto apresentado narra o jogo entre brasileiros e mexicanos como no modo do gênero épico, onde há heróis e vilões, e os feitos se tornam muito maiores do que realmente são, muito por conta do modo como são narrados, com empolgação por parte do autor.

    Homero foi um poeta da Grécia Antiga, responsável pelo poema épico Ilíada.