SóProvas


ID
4174030
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Matozinhos - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O princípio orçamentário da exclusividade disciplina que a Lei Orçamentária (Orçamento) não conterá dispositivo que não seja exclusivamente relativo à previsão de receita e fixação de despesa. Assim sendo, observando-se o contido no § 8º, do artigo 165 da Constituição Federal de 1988, a alternativa que contem EXCEÇÕES ao princípio orçamentário da exclusividade é:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Princípio da exclusividade >> De acordo com o § 8º do art. 165 da Constituição Federal, a Lei Orçamentária Anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para a abertura de créditos suplementares e contratações de operações de crédito, ainda que por antecipação de receitas, nos termos da lei.

    Sendo assim, conclui-se que são exceção ao princípio da exclusividade: Autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação da receita (ARO ou outra operação de crédito).

  • A autorização para a abertura de crédito adicional especial precisa ser feita mediante lei específica, não podendo assim contar na própria LOA.

  • É permitida:

    - A abertura de créditos suplementares.

    - Contratação de operações de crédito, aí da que por antecipação de receita, nos termos da lei.

  • Só para:

    Créditos SUPLEMENTARES; e

    Operações de crédito, ainda que por ARO.

  • Principio da exclusividade - Poderá ter no orçamento apenas receitas previstas e dispensas fixadas, com exceção do créditos adicionais Suplementares e Operações de créditos mesmo que por ARO.

    #naodesista

  • Princípio da Exclusividade

    O princípio da exclusividade surgiu para evitar que o orçamento fosse utilizado para aprovação de matérias sem nenhuma pertinência com o conteúdo orçamentário, em virtude da celeridade do seu processo (para evitar as "caudas orçamentárias"). Determina que a Lei Orçamentária não poderá conter matéria estranha à previsão das receitas e à fixação das despesas. Exceção se dá para as autorizações de créditos suplementares e operações de crédito, inclusive por antecipação de receita orçamentária (ARO).