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ID
4179328
Banca
FAU
Órgão
Prefeitura de Palmeira - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A barbárie, o medo e a comoção em um mundo mais perigoso
Amauri Segalla e Helena Borges

     Poucas horas depois dos atentados que mataram 129 pessoas em Paris, uma mulher parou diante da boate Bataclan, um dos palcos das atrocidades, retirou um bloco de anotações da bolsa e leu em voz alta um poema do inglês John Donne: “Quando um homem morre eu sou atingido, porque pertenço à humanidade. Jamais me pergunte por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti”. Seria difícil encontrar versos mais apropriados. O massacre perpetrado por terroristas do Estado Islâmico não atingiu apenas o coração da França. Ele lacerou toda a civilização. Por mais que a capital francesa tenha se tornado o alvo preferencial de um crescente número de extremistas, é a humanidade que se quer atingir. Os terroristas alvejaram quem não está em combate, aniquilaram os que não se envolveram com guerra alguma. Ao atirar a esmo, abatendo qualquer um, o EI acabou ferindo o mundo inteiro. A França não é uma escolha aleatória. Apesar de todas as suas imperfeições, ela encarna, em diversos aspectos, o que há de melhor nas sociedades desenvolvidas. Os franceses valorizam as liberdades civis, prezam a diversidade de religiões, respeitam o confronto de ideias. Com sua cólera sanguinária, o Estado Islâmico pretende destruir os preceitos que, desde o Iluminismo, subjugaram as trevas da era medieval. São essas trevas que os terroristas pretendem agora reavivar.
     A sociedade livre enfrentará, daqui por diante, uma longa, difícil e perigosa jornada. Na quinta-feira 19, os deputados franceses aprovaram, a pedido do presidente François Hollande, a ampliação do estado de emergência no país pelo prazo de três meses. A medida ainda precisa passar pelo Senado. Na prática, isso pode implicar em uma série de reduções de liberdades individuais, com o fechamento de pontos turísticos, a imposição de toques de recolher e a restrição à circulação de veículos por determinadas áreas. O estado de emergência não é previsto na Constituição francesa, mas foi criado por uma lei aprovada em 1955, durante a luta dos argelinos pela independência. O ponto mais polêmico é que ela permite a realização de prisões administrativas e buscas sem mandado judicial. Até a quarta-feira, ao menos 130 operações desse tipo haviam sido feitas.
(...) 

Adaptado de http://www.istoe.com.br/reportagens/441123_A+ BARBARIE+O+MEDO+E+A+COMOCAO+EM+UM +MUNDO+MAIS+PERIGOSO

A função de linguagem predominante no fragmento abaixo é:

“Poucas horas depois dos atentados que mataram 129 pessoas em Paris, uma mulher parou diante da boate Bataclan, um dos palcos das atrocidades, retirou um bloco de anotações da bolsa e leu em voz alta um poema do inglês John Donne: “Quando um homem morre eu sou atingido, porque pertenço à humanidade. Jamais me pergunte por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti”. 

Alternativas
Comentários
  • Gab D

    Errei a questão, por isso fui pesquisar sobre e encontrei isso:

    A função referencial predomina em textos dissertativos, técnicos, instrucionais e jornalísticos, tipos que têm a informatividade como característica principal. Suas peculiaridades linguísticas são as frases estruturadas na ordem direta, linguagem denotativa e a construção do discurso na terceira pessoa. Além de estar presente na  (conteúdo linguístico), pode manifestar-se também na linguagem não verbal (conteúdo extralinguístico).

  • Se tivesse uma alternativa poética ali, ninguém acertaria hshshs

  • Tudo indica que é narrativo, mas né..

  • Se pedisse Tipologia Textual: narrativa.

    Mas como pede Função de Linguagem: referencial.

    Estou certo ou não?

  • As funções da linguagem são

    • Emotiva ou expressiva: foca na subjetividade do emissor.
    • Conativa ou apelativa: objetiva convencer o receptor.
    • Fática: objetiva iniciar, interromper ou finalizar a comunicação.
    • Metalinguística: fala sobre a própria linguagem.
    • Referencial: objetiva passar informações objetivas.
    • Poética: foca na forma como a mensagem é passada. (lembrar de parnasianismo)

    Logo, "narrativa" não é uma função da linguagem.