Todo ar atmosférico contém alguma quantidade de vapor de água. Ao comprimir o ar, a concentração de água aumenta. Para evitar problemas futuros na instalação do compressor, é preciso tratar o ar comprimido. Neste artigo, estamos falando sobre a secagem por absorção e a secagem por dessecante também conhecida como secagem por adsorção
O que é secagem por absorção?
As técnicas de secagem por absorção envolvem materiais que absorvem a água contida no ar comprimido
A secagem por absorção é um processo químico no qual o vapor de água é ligado ao material de absorção. O material de absorção pode ser sólido ou líquido. O cloreto de sódio e o ácido sulfúrico são frequentemente usados, o que significa que deve-se levar em consideração a possibilidade de corrosão. Este método é incomum e envolve alto consumo de materiais absorventes. O ponto de orvalho é reduzido apenas dentro um certo limite.
O que é secagem por dessecante ou adsorção?
O princípio de funcionamento geral dos secadores de ar por dessecante é simples: o ar úmido flui sobre o material higroscópico (os materiais típicos usados são gel de sílica, peneiras moleculares, alumina ativada) e é assim seco. A troca de vapor de água do ar comprimido úmido para o material higroscópico ou "dessecante" faz com que o dessecante fique gradualmente saturado com a água adsorvida. Desse modo, o dessecante precisa ser regenerado regularmente a fim de recuperar sua capacidade de secagem, e os secadores de ar de adsorção são tipicamente construídos com dois recipientes de secagem voltados para este objetivo: o primeiro recipiente irá secar o ar comprimido enquanto o segundo está sendo regenerado (semelhante ao funcionamento de um gerador de nitrogênio). A tarefa de cada recipiente ("torre") é alternada quando a outra torre estiver completamente regenerada. É possível alcançar um ponto de orvalho de pressão (PDP) típico até -40 °C, o que torna esses secadores adequados para o fornecimento de ar muito seco para aplicações mais críticas. Existem 4 maneiras diferentes de regenerar o dessecante, e o método usado determina o tipo de secador por adsorção. Tipos mais eficientes em termos de energia são geralmente mais complexos e, consequentemente, mais caros.