SóProvas


ID
4180918
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Quando um controlador DMA solicita uma transferência de palavra e a CPU também necessita usar o barramento, mas o controlador consegue o comando do barramento utilizando um dos ciclos de barramento da CPU, tem-se um mecanismo conhecido como

Alternativas
Comentários
  • O roubo de ciclos (cycle stealing) é uma ação em que um processo de computador acessa diretamente a unidade de processamento central ( CPU ) para obter os recursos necessários para concluir o processo. Isso normalmente ocorre quando um computador não está sendo usado; a CPU aproveitará o tempo de inatividade para executar os processos necessários. Quando um processo precisa de recursos, geralmente leva um pouco de tempo para obtê-los, mas esse sistema encurta consideravelmente a pesquisa. Embora este sistema tenha se mostrado útil em alguns aspectos, geralmente leva à degradação do sistema, que faz com que partes do computador se tornem incapazes de alcançar a CPU. Esses erros e o fato de que as CPUs normalmente podem executar uma tarefa semelhante sem esses problemas, significa que o roubo de ciclo não é comumente usado.

  • DMA envolve um módulo adicional no barramento do sistema. O módulo de DMA é capaz de imitar o processador e, na realidade, assumir o controle do sistema do processador. Ele precisa fazer isso para transferir dados de e para a memória pelo barramento do sistema. Para essa fi nalidade, o módulo de DMA precisa usar o barramento apenas quando o processador não precisa dele, ou então precisa forçar o processador a suspender a operação temporariamente. Essa técnica é mais comum e é conhecida como roubo de ciclo (cycle stealing), pois o módulo de DMA efetivamente rouba um ciclo do barramento.

    Stallings

    GAB E.