-
R: LETRA D
-
"As variantes linguísticas têm o seu lugar na sociedade. Algumas podem ser readequadas conforme as situações de uso”.
( Verdade)
Acho que um exemplo comum de variantes linguísticas e sua readequação é a forma como escrevemos em redes sociais ou whatsapp,
escrevemos "risos" "kkkkkkkkk" para exprimir uma "expressão oral".
******A variação diamésica é a que acontece entre a fala e a escrita ou entre os gêneros textuais, ou seja, suportes de transmissão de uma dada informação que contenham características quase regulares, por exemplo, o whatsapp e a bula de remédio. Ressalta-se que a distinção entre fala e escrita não é estática, considerando-se que se pode construir um texto escrito marcado por expressões tipicamente orais e vice-versa.
-
a questão pedia uma coisa e eu entendi outra :(
-
Eu não entendi o que a questão quer, alguém consegue explicar?
Grata!
-
@MARIA DE OLIVEIRA e @Ranielly
A questão quer saber dentre essas falas o que NÃO É UM MITO na fala e na escrita do Português, portanto, nas alternativas, 4 são "mitos" (muita gente fala por aí, mas não é verdade) e somente 1 não é mito.
"Somente em Portugal se fala bem o português”. (MITO)
“A unidade linguística do território brasileiro faz com que prevaleça, como padrão no país, a norma culta. (MITO; não prevalece)
“Existem regiões no Brasil em que as pessoas falam corretamente”. (MITO. para a Linguística não existe isso de falar corretamente)
“As variantes linguísticas têm o seu lugar na sociedade. Algumas podem ser readequadas conforme as situações de uso”. (VERDADE. Cada falante adapta sua linguagem conforme o local que está)
“A forma correta de falar é aquela parecida com a escrita”. (MITO. Isso não existe)
GABARITO: D
-
PQP! Demorei para entender o que a questão queria, no começo, só veio a imagem do Bolsonaro, depois eu tentei achar a que era a mais diferente das demais e por ultimo, eu entendi que a questão queria saber qual a verdadeira.
-
questão do tipo "me acerte, pelo amor de deus"
-
saudades FCC