SóProvas


ID
4183882
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Gregório de Matos Guerra: o Boca do Inferno


    Gregório de Matos Guerra nasceu em Salvador (BA) e morreu em Recife (PE). Estudou no colégio dos jesuítas e formou-se em Direito em Coimbra (Portugal). Recebeu o apelido de Boca do Inferno, graças a sua irreverente obra satírica. Gregório de Matos firmou-se como o primeiro poeta brasileiro: cultivou a poesia lírica, satírica, erótica e religiosa. O que se conhece de sua obra é fruto de inúmeras pesquisas, pois Gregório não publicou seus poemas em vida. Por essa razão, há dúvidas quanto à autenticidade de muitos textos que lhe são atribuídos.

    O poeta religioso - A preocupação religiosa do escritor revela-se no grande número de textos que tratam do tema da salvação espiritual do homem (...).

    O poeta satírico – O Boca do Inferno é amplamente conhecido por suas críticas à situação econômica da Bahia, especialmente de Salvador, graças à expansão econômica chegando a fazer, inclusive, uma crítica ao então governador da Bahia Antonio Luis da Camara Coutinho. Além disso, suas críticas à Igreja e a religiosidade presente naquele momento. Essa atitude de subversão por meio das palavras rendeu-lhe o apelido de “Boca do Inferno”, por satirizar seus desafetos.

    O poeta lírico - Em sua produção lírica, Gregório de Matos se mostra um poeta angustiado em face à vida, à religião e ao amor. Na poesia lírico-amorosa, o poeta revela sua amada, uma mulher bela que é constantemente comparada aos elementos da natureza. Além disso, ao mesmo tempo que o amor desperta os desejos corporais, o poeta é assaltado pela culpa e pela angústia do pecado.

    O poeta erótico - Também alcunhado de profano, o poeta exalta a sensualidade e a volúpia das amantes que conquistou na Bahia, além dos escândalos sexuais envolvendo os conventos da cidade.

Texto adaptado. Fonte: http://www.soliteratura.com.br/bar-roco/barroco06.php

“Gregório de Matos Guerra: o Boca do Inferno” é um texto

Alternativas
Comentários
  • Gab letra E

    Características do texto Expositivo: Expor fatos, o texto é IMPESSOAL, ordem, clareza e OBJETIVIDADE, o leitor deve identificar de forma clara o tema central do texto.

    Meios onde é usado: Notícias jornalísticas.

  • Temos duas alternativas válidas

    O texto é descritivo, pois descreve as características das poesias de Gregorio de Matos Guerra

    O texto é argumentativo, pois usa uma linguagem simples e direta para falar do Gregorio de Matos Guerra

    OBS: NÃO HÁ NENHUMA LINGUAGEM QUE PREVALECE SOBRE A OUTRA NESSE TEXTO ESPECIFICO

    Apesar de ter acertado, entraria com recurso para anulação da questão

  • Trata-se de um texto do TIPO DISSERTATIVO, cujo GÊNERO é o EXPOSITIVO. Embora haja traços da tipologia descritiva, a prevalência em minha opinião é dissertativa expositiva, portanto gabarito correto ao afirmar a alternativa E.

    BONS ESTUDOS!!!

  • Dissertar é expor a respeito de um tema.

    Dissertação Expositiva: Não há qualquer manifestação ou julgamento de opinião, somente a exposição sobre um determinado assunto por meio de informações, dados etc.

  • Características presentes no texto:

    não há sequenciamento temporal;

    o autor não faz julgamento de valor acerca do poeta;

    há exposição de fatos;

    há introdução, desenvolvimento e conclusão.

    Deste modo, tais características se assemelham àquelas dos textos dissertativos expositivos puros. Mas, esse aí pode parecer, também, uma descrição.

  • Apesar de ter errado ( marquei descritivo- me pareceu uma biografia: Quem foi? Poeta. Onde Nasceu? Bahia. Como era um poeta versátil, satírico, religioso, lírico, erótico...)

    O gabarito: Expositivo

    O que caracteriza um texto Expositivo ?

    Resposta com base na explicação do que é um texto dissertativo- expositivo da gramática do Pestana:

    Esclarece um assunto de maneira atemporal com objetivo de explicá-lo de maneira clara, sem intenção de convencer o leitor ou criar debate ( Não diz se é justo ou cria polêmica sobre o poeta conhecido como "Boca do Inferno")

    Amplia a ideia central do texto: Boca do Inferno porque tecia sátiras-

    um poeta satírico...mas também: um poeta religioso, lírico e erótico.

    Normalmente a marca dos textos dissertativos é o uso do de verbos no presente:

    "é amplamente conhecido por suas críticas (...)"

    "se mostra um poeta angustiado em face à vida, à religião e ao amor. Na poesia lírico-amorosa, o poeta revela sua amada, uma mulher bela que é constantemente comparada aos elementos da natureza. Além disso, ao mesmo tempo que o amor desperta os desejos corporais, o poeta é assaltado pela culpa e pela angústia do pecado."

    (...)

  • Essa questão é uma das que formam caracteristica dessa banca. tem duas que parecem ser certas mas uma delas é " a mais certa". Horrivel isso!

  • texto expositivo:

    uso-transmissão de saberes

    linguagem dominante- apresentar diferentes formas de conhecimento

    Ex-seminário, palestra, verbete, resenha, relatório científico

  • [GABARITO: LETRA E]

    texto expositivo é um tipo textual que tem como principal objetivo transmitir uma mensagem da forma mais clara possível. Ele é descritivo, preciso, esclarecedor e compreensível.

  • Onde que tem introdução, desenvolvimento e conclusão, características principais dos textos expositivos?

  • Nao concordo com o gabarito

  • Marquei texto descritivo, a meu ver é o mais correto. (Gab: E)

    Descritivo:

    Os textos descritivos se ocupam de relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos, os quais descrevem ou apresentam imagens a partir das percepções sensoriais do locutor (emissor).

    Ex.:

    * Diário

    * Relatos (viagens, históricos, etc.)

    * Biografia e autobiografia

    * Notícia

    Expositivo:

    Os textos expositivos possuem a função de expor determinada ideia, por meio de recursos como: definição, conceituação, informação, descrição e comparação.

    Ex.:

    * Seminários

    * Palestras

    * Conferências

    * Entrevistas

    Fonte: todamateria

  • Tipologia textual: 

    - O tipo textual dissertativo possui duas variações:

    • a) Dissertativo-expositivo = Nesse caso, o autor busca apenas informar o leitor sobre determinado assunto.

    • b) Dissertativo-argumentativo = Já nessa variação, o autor busca convencer o leitor sobre determinado assunto, utilizando-se de recursos persuasivos, se posicionando acerca do tema através de opiniões próprias.

     Significado de dissertativo: - adjetivo - Próprio da dissertação, do discurso (oral ou escrito) sobre um assunto, através do qual alguém expõe suas ideias e argumentos. Que precisa ser respondido por meio de um texto escrito, buscando desenvolver o tema ou assunto que foi proposto; discursivo.

  • Precisamos dos comentários dos professores.

  • Por mais que o primeiro parágrafo tenha um tom narrativo relatando local de nascimento, vida e morte o restante do texto é predominantemente expositivo.

    Textos podem possuir mais de um tipo textual, dessa forma vale o predominante.

  • É bem evidente que o foco do texto NÃO é defender um ponto de vista/argumento e nem se ater a descrever fatos, acontecimentos ou qualquer coisa que seja. Mas sim fazer uma exposição acerca do escritor.