-
passível de anulação, os que guerreavam, tudo bem, podem ser os senhores feudais; mas e os que rezavam?
“A razão de ser dos carneiros é fornecer leite e lã, dos bois é lavrar a terra, a dos cães defender os carneiros e os bois. Se cada um cumprir sua missão, Deus protegê-la-á. Do mesmo modo, fez com os homens: instituiu os Clérigos e os Monges para que rezassem, plenos de doçura, como ovelhas; os camponeses, como os bois, para assegurar a subsistência, e os guerreiros para que defendessem dos inimigos, semelhantes a lobos, os que oram e os que cultivam a terra.” (Apud LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Lisboa: Estampa, 1984, vol. 2, p. 10, adaptado).
-
Com mobilidade social praticamente inexistente, a sociedade feudal era dividida em três principais classes (ou ordens):
A nobreza: Composta pelos senhores feudais responsáveis por administrar todo o feudo. Eram quem aplicava leis, cobrava impostos, administrava a justiça do local, declarava guerras entre os feudos, dentre outras atividades;
O clero: Formado pela Igreja Católica, representava a parcela mais importante e poderosa do regime feudal. A sua principal missão era a de garantir o equilíbrio espiritual do feudo. Os membros do clero não pagavam impostos.
Os servos: Camponeses que trabalhavam nos feudos para garantir a subsistência dos locais. Pagavam inúmeros impostos e tributos. Era a camada mais numerosa da população.
Devemos lembrar que o vassalo é um nobre que possui um acordo de vassalagem com outro nobre.
Resposta: E
-
Entre as alternativas faltou uma que apontasse para os membros da igreja. Questão ruim, passível de recurso.