-
Gabarito: A) ✔ A Inconfidência Mineira foi um movimento, basicamente, da elite, de proprietários de terras e escravos, de altos funcionários, ao passo que a Conjuração Baiana teve um caráter popular e foi constituída por negros e mulatos livres, na sua maioria artesãos e soldados, e por escravos.
B) Os inconfidentes haviam sido influenciados pelo Iluminismo e pela Revolução Americana, ao passo que os conjurados tinham uma ideologia própria e bem definida, extraída dos estatutos das irmandades de escravos e das suas práticas de luta contra a escravidão.
Grande influência do Iluminismo francês e da independência dos EUA. A ideologia era de outros países, como as ideias iluministas, pois o brasileiro passou a reconhecer à si mesmo como brasileiro depois da da independência. Portanto, não havia ideologia e nem identidade própria no período citado.
C)Os inconfidentes formavam um movimento mais amplo, abrangendo diversos segmentos sociais, ao passo que os conjurados constituíam, basicamente, um movimento bastante restrito, vinculado aos alfaiates e artesãos que consertavam roupas.
É o contrário
D) Os inconfidentes eram habitantes de uma região decadente, por conta da crise da mineração, daí seu caráter radical, pretendendo a República, ao passo que os conjurados pertenciam a uma região bastante promissora, portanto eram reformistas, reivindicando apenas uma maior atenção por parte da Coroa portuguesa.
Havia um certo abandono por parte da Coroa e não era uma região bastante promissora na época. Não eram reformistar, e sim republicanos e abolicionistas.
E) Os inconfidentes pretendiam a autonomia do Sul e Sudeste, ao passo que os conjurados pretendiam apenas a independência da Bahia.
Os inconfidentes pretendiam libertar a Província de Minas Gerais, depois a colônia toda.
Os conjurados a proclamação da República.
Qualquer erro manda mensagem
boa pra quem?
-
inconfidência = mais elitista
conjuração bahiana = mais popular
ambas influenciadas por: rev americana/francesa e iluminismo.
-
INCONFIDÊNCIA MINEIRA
-- Influenciado pelo iluminismo do EUA
-- Caráter Colonial
--Queriam a manutenção da escravidão
--Queriam a manutenção dos privilégios de classe
--Foi um movimento elitista
--Participantes: Aristocracia, classe média, militares e religiosos
CONJURAÇÃO BAIANA
--Iluminismo Francês
--Caráter social
--Queriam o fim da escravidão
--Queriam o fim dos privilégios de classe
--Foi um movimento popular
--Participantes: Alfaiates, escravos, negros libertos e alguns camponeses
-
A posição das vírgulas da letra A me deixou meio confusa kk
-
Tanto o Conjuração baiana quanto o Inconfidência mineira(Também chamada de revolta dos alfaites),possuiam seus ideiais baseadas no iluminismo(França e EUA,respectivamente)porém com objetivos diferentes:Esta buscava autonomia da província de Minas Gerais,tirando-a da condição de colônia,manutenção da escravidão,redução de impostos e manutenção dos privilégios elitistas;Aquela buscava a instalação de um república indepente na província e o fim da escravidão e dos maus tratos!
-
errei por um mole na interpretação de texto kkkkk
-
A Conjuração Baiana foi composta, em sua maioria, por escravizados, negros livres, brancos pobres e mestiços, que exerciam as mais diferentes profissões, como sapateiros, pedreiros, soldados, etc.
Os inconfidentes eram, em sua maioria, grandes proprietários, mineradores, padres e letrados.