SóProvas


ID
4185148
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No processo de independência do Brasil, verificou-se na Bahia um enfrentamento maior entre os partidários da autonomia e as tropas portuguesas nela estacionadas, durando esse conflito aproximadamente um ano, até a rendição de Madeira de Mello. Assinale um dos motivos para que, de acordo com a historiografia, a disputa entre os patriotas e os portugueses fosse mais acirrada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E) A localização da Bahia tornava-a um ponto estratégico importante, tanto pela proximidade com Portugal como para a rota marítima em direção ao Sul e às Índias. Por esse motivo, sempre houve um grande contingente de tropas leais a Portugal, que resistiram por ocasião do processo de emancipação.

    →A questão faz referência a Guerra da Independência que ocorreu após a independência do Brasil no Recôncavo Baiano entre portugueses e luso-brasileiros.

    →Liderada do lado portuga por Madeira de Mello e brasileiro por Pedro Labatut

    →A batalha decisiva foi em Pirajá, no subúrbio de Salvador, comandada por Pedro Labatut, mercenário francês contratado por D. Pedro, que repeliu 3 ataques portugueses.

    →Foram várias batalhas no Nordeste e, além disso, cabe ressaltar que uma característica da independência é que ela foi conquistada gradualmente de estado em estado.

    Fonte: meu caderno de questões

  • Os governantes de Portugal reconheciam a vantagem estratégica de um território localizado no  atlântico-sul. Ele servia como escala dos navios rumo às riquezas das Índias e, sobretudo, ajudava a garantir o monopólio da Rota do Cabo, em direção às Índias. Dom Manuel tomou algumas iniciativas após o descobrimento.