Tradicionalmente, a prevenção das doenças bucais tem sido equacionada em três níveis.
- prevenção primária, relacionada à iniciação da doença;
- prevenção secundária, quando se trata de impedir a progressão e recorrência da doença;
- prevenção terciária, no momento em que se procura evitar a perda de função.
Em relação à cárie dentária, em geral a prevenção primária é entendida como sendo principalmente a Fluoretação; prevenção secundária como o diagnóstico precoce e intervenção nas lesões, e terciária as próteses. Entre os níveis secundário e terciário são melhor definidos como estratégias de tratamento, constituindo-se em medidas predominantes paliativas e que devem ser vistas como tal, de acordo com seus próprios méritos.
A inadequação dessa classificação está em que ela de fato não prioriza a prevenção primária, ademais de ser considerada insatisfatória também no campo da promoção da saúde.
Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Promo%C3%A7%C3%A3o_de_sa%C3%BAde_bucal#N.C3.ADveis_de_preven.C3.A7.C3.A3o
NO ENTANTO, conforme comentado por Dr.Claudio Gaspari,31/10/10. Existem 5 níveis de Prevenção da carie dentária:
Primeiro nível (Promoção de saúde): Neste nível estão todas as medidas tomadas para o aumento da resistência do organismo do hospedeiro. Estamos buscando algo mais geral, não só contra a cárie, mas contra todos os problemas de saúde. Nutrição adequada, moradia e saneamento básico são algumas propostas.
Segundo nível (Proteção específica): Neste nível, já tomamos medidas mais específicas para a doença cárie. Uso de substâncias fluoretadas, selantes de fóssulas e fissuras, dieta não cariogênica são exemplos.
* OBS: O primeiro e segundo nível se encontram na categoria de PREVENÇÃO PRIMÁRIA.
Terceiro nível (Diagnóstico precoce e tratamento imediato): Mesmo investindo na promoção de saúde e proteção específica, a danada da cárie resolveu aparecer, mas ainda está numa fase inicial e é logo diagnosticada. Nesse nível ainda podemos usar meios para remineralizar a estrutura dentária. O uso de selantes também pode entrar neste nível. Exames para diagnóstico como radiografias também se encontram aqui. *OBS: O terceiro nível se encontra na categoria de PREVENÇÃO SECUNDÁRIA.
Quarto nível (Limitação do dano): A cárie já está numa fase avançada, com cavitação. Vamos usar os meios que nos restam para limitar o dano. Restaurações, endodontias, próteses fixas unitárias. Tudo para tentar salvar o remanescente dentário.
Quinto nível (Reabilitação do indivíduo): É...Nada deu certo e o dente teve que ser extraído. Nesta fase se encontra a reabilitação protética, para reintegrar o indivíduo à sociedade.
*OBS: O quarto e quinto nível se encontram na categoria de PREVENÇÃO TERCIÁRIA.
http://www.odontologia.com.br/artigos.asp?id=760