SóProvas



Questões de Proteção do Complexo Dentinopolpar


ID
41854
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O procedimento que pode ser enquadrado no 4º Nível de Prevenção da cárie dental é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Tradicionalmente, a prevenção das doenças bucais tem sido equacionada em três níveis.
    1. prevenção primária, relacionada à iniciação da doença;
    2. prevenção secundária, quando se trata de impedir a progressão e recorrência da doença;
    3. prevenção terciária, no momento em que se procura evitar a perda de função.
    Em relação à cárie dentária, em geral a prevenção primária é entendida como sendo principalmente a Fluoretação; prevenção secundária como o diagnóstico precoce e intervenção nas lesões, e terciária as próteses. Entre os níveis secundário e terciário são melhor definidos como estratégias de tratamento, constituindo-se em medidas predominantes paliativas e que devem ser vistas como tal, de acordo com seus próprios méritos.
    A inadequação dessa classificação está em que ela de fato não prioriza a prevenção primária, ademais de ser considerada insatisfatória também no campo da promoção da saúde.
    Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Promo%C3%A7%C3%A3o_de_sa%C3%BAde_bucal#N.C3.ADveis_de_preven.C3.A7.C3.A3o

    NO ENTANTO, conforme Existem 5 níveis de Prevenção da carie dentária:

    Primeiro nível (Promoção de saúde): Neste nível estão todas as medidas tomadas para o aumento da resistência do organismo do hospedeiro. Estamos buscando algo mais geral, não só contra a cárie, mas contra todos os problemas de saúde. Nutrição adequada, moradia e saneamento básico são algumas propostas.
    Segundo nível (Proteção específica): Neste nível, já tomamos medidas mais específicas para a doença cárie. Uso de substâncias fluoretadas, selantes de fóssulas e fissuras, dieta não cariogênica são exemplos.

    * OBS: O primeiro e segundo nível se encontram na categoria de PREVENÇÃO  PRIMÁRIA.

    Terceiro nível (Diagnóstico precoce e tratamento imediato): Mesmo investindo na promoção de saúde e proteção específica, a danada da cárie resolveu aparecer, mas ainda está numa fase inicial e é logo diagnosticada. Nesse nível ainda podemos usar meios para remineralizar a estrutura dentária. O uso de selantes também pode entrar neste nível. Exames para diagnóstico como radiografias também se encontram aqui.
    *OBS: O terceiro nível se encontra na categoria de PREVENÇÃO SECUNDÁRIA.

    Quarto nível (Limitação do dano): A cárie já está numa fase avançada, com cavitação. Vamos usar os meios que nos restam para limitar o dano. Restaurações, endodontias, próteses fixas unitárias. Tudo para tentar salvar o remanescente dentário.

    Quinto nível (Reabilitação do indivíduo): É...Nada deu certo e o dente teve que ser extraído. Nesta fase se encontra a reabilitação protética, para reintegrar o indivíduo à sociedade.
    *OBS: O quarto e quinto nível se encontram na categoria de PREVENÇÃO TERCIÁRIA.

     http://www.odontologia.com.br/artigos.asp?id=760

ID
207676
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 27 anos de idade, sexo masculino,
apresenta queixa de dor no dente 46 ao ingerir alimentos doces.
O exame clínico mostra fratura na restauração de amálgama
Classe II e, ao exame radiográfico, constata-se que não há
comprometimento pulpar.

A proteção do complexo dentino-pulpar

Alternativas
Comentários
  • Letra A


ID
331003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação à etiopatogenia, à semiologia, ao tratamento e à
prevenção da cárie dentária, julgue os itens a seguir.

A esclerose, fator importante na resistência da dentina à progressão da lesão de cárie, ocorre onde o grau do estímulo provocado é menor, permitindo a resposta do complexo dentinopulpar.

Alternativas
Comentários
  • A esclerose dentinária é a calcificação dos canalículos dentinários, com a dentina tornando-se nesta região menos permeável, vítrea e sem vitalidade. A calcificação dos canalículos é contínua, fazendo parte da fisiologia pulpo-dentinária. Este processo é acelerado frente a estímulos de baixa intensidade, que não provocam necrose do prolongamento do odontoblasto. A esclerose da dentina é freqüente na porção radicular de pessoas idosas. 


ID
331018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Ainda acerca da cárie dental, julgue os itens que se seguem.

As lesões chamadas cáries ocultas, detectadas mais facilmente nas radiografias interproximais, devem ser tratadas como lesões inativas em dentina, já que o processo de cárie não progride ou é muito lento, pois as bactérias ficam isoladas no interior da cavidade.

Alternativas

ID
331054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da terapêutica restauradora da cárie dental, julgue os itens
subsecutivos.

O preparo para a obtenção de um assoalho cavitário considerado clinicamente duro assegura a esterilidade da dentina por meio da ausência de microrganismos após a completa remoção do tecido cariado.

Alternativas
Comentários
  • Mesmo um assoalho duro possui microorganismos


ID
331168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca do complexo dentina-polpa, julgue os itens que se seguem.

Uma injúria intensa ao complexo dentina-polpa pode levar à morte dos odontoblastos. No caso de prevalecimento de condições adequadas, uma nova geração de células semelhante aos odontoblastos poderá formar uma dentina terciária do tipo reparadora.

Alternativas
Comentários
  • A dentina terciária verifica-se por um processo de compensação da dentina que foi destruída por uma cárie. Atua de forma semelhante a uma barreira, é menos mineralizada e extremamente porosa. Só se produz diante de um estímulo agressor. Quando é produzida de forma rápida frente uma agressão, chama-se reparadora e quando é desenvolvida de forma lenta, dentina reacional.


ID
331171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca do complexo dentina-polpa, julgue os itens que se seguem.

A polpa dentária é um tecido de origem epitelial que possui grande capacidade de reparo e regeneração.

Alternativas
Comentários
  • conjuntivo frouxo

  • Ectoderma: origina o esmalte;

    ectomesênquima (derivado da crista neural): origina polpa, dentina e tecidos periodontais.

    GAB: ERRADO


ID
730987
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder às questões de números 41 a 44,
considere os dados abaixo:

Paciente com 42 anos de idade, sexo masculino, apre-
senta restauração Classe II com amálgama de prata, no den-
te 37, que está insatisfatória e apresenta a necessidade de
substituição por uma nova restauração em amálgama
.

Nesta cavidade, há uma quantidade de dentina remanescente estimada entre 0,5 mm e 1,5 mm, o que requer a proteção do complexo dentinopulpar com

I. cimento de ionômero de vidro e sistema adesivo.

II. cimento de ionômero de vidro e verniz cavitário.

III. mineral trióxido agregado e verniz cavitário.

IV. cimento de hidróxido de cálcio e sistema adesivo.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Quando se trata de amálgama não se pode usar sistema adesivo, até onde eu saiba!!!
  • quando se faz restauração com amalgama utiliza-se verniz cavitario e não sistema adesivo então a resposta é a letra c 
  • Pessoal, eu também marcaria a letra C mas por questão de informação existe sim uma técnica adesiva para amálgama, que é justamente aplicada em cavidades profundas. Mas continuo descordando do gabarito. Artigo para leitura http://www.forp.usp.br/restauradora/dentistica/temas/amalgama/amalgama_12/amalgama_12.html
  • Oi pessoal, a letra C esta errada pelo MTA, acredito, o sistema adesivo é utilizado para vedar os túbulos dentinários e fazer o isolamento, e é considerada uma técnica de proteção. Usa-se muito essa técnica para confecção de coroas totais e onlays em dentes vitais, indicado o sistema adesivo autocondicionante de dois passos.
  • questão correta! a resposta é letra B! Vamos ao que está na literatura...

    "Dentre as mudanças que ocorreram em relação ao amálgama dental, tem sido proposto o uso de um agente adesivo como material intermediário, o qual deve possuir a capacidade de unir o amálgama às estruturas dentais, sem que haja a necessidade da confecção de retenções adicionais. 

    O material ideal para a realização do amálgama adesivo, é aquele material que polimerize quimicamente ou duplamente, os chamados “dual”, ou até “trial”, uma vez que os fotopolimerizáveis possam apresentar ilhas não completamente reagidas, prejudicando a qualidade final da restauração. Alguns autores preferem o uso do cimento de ionômero de vidro em função da adesão aos metais e a todos os tecidos dentários. Porém, outros pesquisadores optam pelas qualidades dos materiais adesivos resinosos.É unânime entre os autores relatar que o uso de sistemas adesivos juntamente com o amálgama dental reduz a microinfiltração marginal e que esta, é reduzida por um período acima de seis meses."


  • Resposta correta E.  No enunciado da questão diz "dentina remanescente estimada entre 0,5 mm e 1,5 mm".Para a proteção do CDP o melhor material seria o CIV por possuir propriedades semelhantes a estrutura dental e o hidróxido de cálcio pois irá estimular a formação de dentina terciaria. 

  • Nao foi expecificado qual material restaurador a usar, então não se pode dizer que seria B ou E. Portanto pela profundidade de dentina remanescente ficaria mais criterioso a opção E.


  • acho que cada uma das respostas refere-se a cada uma das opções restauradoras: resina e amálgama ; condutas distintas, contemplando as duas opções.


ID
731026
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder às questões de números 55 a 57,
considere os dados abaixo:

Paciente com 19 anos de idade, sexo masculino, chegou
ao consultório odontológico cerca de duas horas após um
acidente de automóvel. O dente 21 sofreu avulsão e o dente 11
apresenta uma fratura coronorradicular. O exame clínico mostra
ausência de exposição pulpar no dente 11.


O tratamento para o dente 11 consiste em

Alternativas
Comentários
  • O enunciado não descreveu os limites da fratura, para que se pudesse chegar à conclusão da necessidade de cirurgia periodontal.

  • realmente é complicado entender uma fratura coronorradicular sem exposição pulpar, só se tiver sido só na pontinha mesial ou distal, pq se é coronorradicular já está no limite c cemento

  • Toda fratura coronorradicular requer, inicialmente, um tratamento periodontal para exibir os limites do remanescente, segundo Cohen (2010). 


ID
936487
Banca
FCC
Órgão
ANS
Ano
2007
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 16 anos de idade, sexo masculino, apresenta uma cavidade profunda no dente 27. Após realizado o preparo cavitário, indica-se o emprego de materiais para forramento com objetivo de

Alternativas
Comentários
  • Pq não pode ser a C??

  • Agressão biológica? Seria química. 

  • gabarito LETRA B


ID
1229953
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 18 anos de idade, sexo feminino, tem indicação para restauração Classe II com amálgama de prata no dente 26, envolvendo as superfícies mesial e oclusal deste dente. O preparo cavitário precisa cumprir alguns requisitos mecânicos, como

Alternativas
Comentários
  • obtençao de forma e resistência p amálgama - Classe II – arredondamento do ângulo diedro áxio-pulpar

    classe II MO - já ñ te mais parede mesial

    paredes circundantes // ou ligerimanete convergentes p melhorar retentividade

  • Preparo para amálgama

    Numa vista por oclusal, as paredes vestibular e lingual da caixa proximal devem formar um ângulo de 90° com a superfície externa do dente. As paredes vestibular e lingual da caixa proximal devem estar convergentes para a oclusal no sentido gengivo-oclusal, preservando ao máximo a crista marginal.

  • A parede de esmalte vestibular da caixa proximal deve apresentar uma curva reversa, ou seja, ser paralela aos prismas de esmalte para permitir um ângulo de 90 graus. Na parede lingual essa curva geralmente é discreta ou desnecessária. 

  • Alguem sabe qual o erro da letra C? Pra mim, ela esta certissima, juntamente com a letra E!

     


ID
1333837
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente portador de lesão cariosa profunda no elemento 46 comparece ao consultório odontológico para tratamento. Considerando-se o histórico de dor do paciente e as condições clínicas e radiográficas do elemento dentário em questão, optou- se por remover apenas parte do tecido cariado e selamento da dentina remanescente com material biocompatível, por um período de 6 a 8 semanas, para posterior reavaliação. Esse procedimento denomina-se:

Alternativas

ID
1359682
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O correto manejo do complexo dentina-polpa é, sem dúvida, um dos pontos principais durante o preparo cavitário em dentes vitais, visando à manutenção da saúde nos tecidos biológicos relacionados com o elemento dentário. Marque a alternativa correta.

Alternativas

ID
1448503
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente de 43 anos chega ao consultório dentário relatando dor localizada, com duração de 1 ou 2 segundos, na região de canino superior esquerdo, provocada pela mastigação, a qual cessa ao longo do tempo, espontaneamente. Ao exame clínico, observa-se uma lesão de cárie na face distal do elemento 23, e o elemento não respondeu à percussão, nem à palpação. O exame radiográfico revelou normalidade periapical. A conduta clínica realizada foi a remoção da cárie e a proteção pulpar, segundo os preceitos da dentística operatória, e a sintomatologia cessou. Diante do exposto, o diagnóstico da condição pulpar inicial da paciente era:

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA D


ID
1448581
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Procedimento alternativo para dentes permanentes jovens que necessitam de um preparo dental mínimo para a remoção completa do tecido cariado em pequenas cavidades do tipo Classe I, e que em seguida realiza-se a restauração em resina composta e o selamento das fissuras adjacentes susceptíveis à cárie; trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • Restauração Preventiva são simples restaurações em resina, feitas com o intuito de realizar mínima intervenção em pontos isolados e pequenos de lesão cariosa. Concomitantemente com a restauração, faz a aplicação do selante nas fóssulas e fissuras, considerando já certo risco à cárie.

  • Nunca ouvi falar...mas ok!

  • Achei mal elaborado o enunciado. Faltou clareza no que se pedia.
  • conhecia como selante invasivo.


ID
1525177
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre a adesão em esmalte e dentina, indique a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • a qualidade da camada Híbrida é mais importante na longevidade das restaurações.

ID
1549714
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sempre que a estrutura dentinária é preparada com instrumentos rotatórios, uma camada aderente de debris e biofilme bacteriano conhecida como “camada de esfregaço” é formada. Uma alternativa à sua total remoção antes da restauração do dente envolve a utilização de adesivos dentinários que possuam a capacidade combinada de condicionar e infiltrar a dentina. Essa estratégia de adesão consiste no(a):

Alternativas
Comentários
  • A questão está mal formulada na minha opinião. Ao se pedir uma "alternativa a sua TOTAL remoção", a resposta NAO poderia ser um primer autocondicionante, pois sabe-se que ele não remove a smear layer por completo, sendo a grande desvantagem desse grupo.

  • Concordo com o comentário da fernanda

  • A formulação está correta. A questão pede uma ALTERNATIVA À TÉCNICA do condicionamento ácido total, logo está se referindo ao uso de primer autocondicionante.

  • O erro da questão está no enunciado, quando pede "envolve a utilização de adesivos dentinários que possuam a capacidade combinada de condicionar e infiltrar a dentina". Se entende que é o adesivo que condiciona.

    Quando na verdade, a resposta correta da letra E diz: "utilização de um primer autocondicionante seguida da aplicação do adesivo dentinário" deixa claro que é o PRIMER que condiciona. Isso dá uma pequena confusão na hora de procurar a alternativa correta.

  • Por eliminação fica tranquilo resolver:

    a - sistema de 3 passos [não é o que a questão quer]

    b - repete o primer 2x

    c - condicionamento 2x

    d - condicionamento + primer adesivo [sistema convencional de 2 passos, não é o que a questão quer]

    e - primer autocondicionante [entende-se por primer acídico, que é o que possui um sistema universal autocondicionante] + adesivo


ID
1549795
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Restaurações minimamente invasivas são indicadas em situações clínicas apresentando limitado envolvimento tecidual pela cárie. Sendo assim, o preparo cavitário limita-se à remoção da lesão para que se preserve a maior quantidade possível de tecido e se restaure o elemento à sua estética e função definitivamente. Os materiais com indicação para essa técnica de restauração são:

Alternativas
Comentários
  • E o civ  ?

  • A questão da a dica quando menciona "estética e função definitivamente ", fazendo referência aos materiais resinosos

  • gabarito LETRA B


ID
1669726
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O capeamento pulpar direto, tem como indicação a utilização em

Alternativas
Comentários
  • a) correta

    b) o IV serve para vários procedimentos, dentre eles, o de protetor, forrador, cimentação, restauração.

    c, d, e) não se procede na presença de dentna careada.

  • Letra B- não se utiliza CIV diretamente nas exposições; preconiza -se o cim. hid. de cálcio antes deste.

ID
1670227
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

É material protetor do complexo dentina-polpa, apresenta boa propriedade física e mecânica, é bom isolante térmico, a união química na estrutura dental associada à capacidade de liberação de flúor dificulta a invasão bacteriana. Esse material é o

Alternativas
Comentários
  • letra B. apenas o CIV tem adesão química a estrutura dental


ID
1878967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca dos materiais forradores e das bases cavitárias, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei em dúvida em relação injuria elétrica..

  • a injuria eletrica, temos como exemplo, a corrente galvanica gerada por restaurações de amalgama, o que no caso os materiais forradores protegem o complexo dentino-pulpar

  • De acordo com Anusavice (2005), a proteção da polpa de injúrias térmicas, choques galvânicos e irritação química se dá pelos materiais utilizados como base (devido à sua maior espessura) e não através dos materiais forradores.

    Fico em dúvida com relaçã à alternativa D.

  • questão duvidosa.. a proteção de forradores é apenas química

  • D


ID
1891753
Banca
SEGPLAN-GO
Órgão
SEAP-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

São considerados, respectivamente, materiais para cimentação e proteção do complexo dentina polpa:

Alternativas
Comentários
  • letra B. O fosfato de zinco é um excelente agente de cimentação e o hidróxido de cálcio um ótimo protetor do complexo dentino pulpar.


ID
1944757
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo McDonald, Avery e Dean, em McDonald e Avery (2001) , o período de espera mínimo para que o dente submetido a tratamento pulpar indireto seja reaberto para complementar a remoção de cárie é de quantas semanas?

Alternativas

ID
1950496
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo Conceição et al.(2007), como é denominada a técnica que consiste na aplicação do condicionador ácido, que tem potencial bactericida e remove a smear layer, com o objetivo de criar condições favoráveis para a inserção do sistema adesivo com consequente selamento da cavidade e proteção do complexo dentina-polpa?

Alternativas

ID
1980304
Banca
CIAAR
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Qual a opção de limpeza cavitária e de proteção do complexo dentino-pulpar mais indicada para uma cavidade oclusal tipo classe I de Black, profunda, rica em dentina esclerosada na parede pulpar, e que será restaurada com resina composta?

Alternativas

ID
1981156
Banca
CIAAR
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre os agentes patogênicos à polpa dentária, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Preparos cavitários realizados com aparelhos de alta rotação, sem a devida refrigeração, podem ultrapassar o limiar de tolerância fisiológica da polpa.

( ) Sistemas adesivos dispensam proteção pulpar, quando utilizados em cavidades profundas ou excessivamente profundas, por não apresentarem potencial de irritação severa à polpa.

( ) A polpa dentária reage por meio de reação inflamatória, quando fatores biológicos provocam irritação que ultrapasse seu limiar de tolerância fisiológica.

( ) A resposta inflamatória da polpa, frente aos agentes biológicos, é agravada por estar envolta por paredes inexpansíveis.

Alternativas

ID
2021539
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O material de forramento cavitário mais compatível com resina composta é o

Alternativas

ID
2046592
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo Busato para a proteção do complexo dentino-pulpar em casos de cimentação ou restauração adesiva em dentes com cavidade profunda, a primeira opção para a proteção seria:

Alternativas

ID
2072623
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

O risco de exposição e comprometimento pulpar decorrente do procedimento de remoção da dentina cariada faz com que o _____________________seja uma opção para dentes com lesões de _______________.

Alternativas

ID
2086633
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo Kriger (2003), pacientes com lesões de cáries iniciais que não respondam a um tratamento conservador baseado no controle da atividade de doença, cujas lesões na superfície oclusal mostrem sinais de evolução durante o tratamento, tem indicação para:

Alternativas

ID
2086636
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo Lopes et al. (2010), a dentina que se forma nas regiões do dente, onde existe um estímulo nocivo e que altera a morfologia da câmara pulpar, formando uma barreira entre a polpa e o local afetado é chamada de dentina:

Alternativas

ID
2086672
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em pacientes com alto índice de cárie, portadores de inúmeras lesões cavitadas, restaurações defeituosas, raízes residuais, cálculos e gengivite, é necessária a realização de procedimentos que proporcionarão a diminuição do número de microorganismos patogênicos e a paralisação da progressão das lesões de cárie. Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o tratamento proposto e o material indicado.

Alternativas

ID
2102959
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O complexo dentina-polpa é uma entidade embriológica e funcional. A dentina depende da polpa para sua formação, ao mesmo tempo em que a protege de agressões do meio externo. Porém, em algumas situações a polpa pode sofrer injúrias, que dependendo da intensidade podem ser irreversíveis. Marque a alternativa que apresenta um agente químico de injúria pulpar:

Alternativas
Comentários
  • a) agente mecânico

    b) agente térmico/ físico

    c) agente biológico

    d) agente químico


ID
2110435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a procedimentos estéticos odontológicos.

Em se tratando de microexposição pulpar durante um preparo cavitário para restauração do tipo onlay no segundo molar inferior, indica-se o cimento à base de ionômero de vidro modificado por poliácidos para a proteção direta do complexo dentinopulpar.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Jamais usar CIV no capeamento pulpar direto.


  • Para proteção direta --> Hidróxido de Cálcio (P.A)

  • MTA ou hidróxido de cálcio.


ID
2141767
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em um caso de exposição pulpar acidental durante o preparo cavitário, de mínima amplitude, com o dente sob isolamento absoluto, sem contaminação, livre de cárie, onde é possível restaurar definitivamente com resina composta pela técnica direta, qual a abordagem conservadora mais adequada ao tecido pulpar?

Alternativas

ID
2225359
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O material dentário classificado como protetor do complexo dentinopulpar apresenta propriedades que devem ser observadas no momento da sua escolha. Entre essas propriedades inclui-se a de

Alternativas

ID
2225416
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Por que as lesões cariosas mais profundas são mais danosas para a polpa dental?

Alternativas

ID
2233561
Banca
REIS & REIS
Órgão
Prefeitura de Cipotânea - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em relação ao capeamento pulpar direto em dentes decíduos está correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de ser anulada. Trás como gabarito letra B. No entanto, o OZE não é indicado para exposição pulpar, visto que esse tem efeitos tóxico para a polpa. Apenas o hidróxido de cálcio e ATM tem indicação para exposição pulpar.

  • A) faz-se capeamento pulpar direto apenas nos casos em que há POUCA exposição pulpar

    B) OZE é indicado como material forrador ou de base, o capeador é apenas o PA de hidroxido de cálcio

    C) Quando houver exposição pulpar é indicado que se faça o isolamento absoluto

    D) O acompanhamento clínico é necessário para que se avalie se a terapia conservadora do complexo dentino-pulpar foi eficaz ou não.

    Questão deveria ser anulada, pois não há um item correto

  • Óxido de zinco para capeamento direto ? Oi ?


ID
2310202
Banca
CISCOPAR
Órgão
CISCOPAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Tem sua indicação como material protetor do complexo dentina-polpa. São apresentados na forma de dois tubos de pastas, que quando misturados em proporções iguais adquirem presa. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • Hidróxido de cálcio possui duas pastas, uma base e outra catalisadora, ocorrendo uma reação ácido-base


ID
2343670
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A habilidade da polpa em suportar um procedimento restaurador varia, dependendo da gravidade da injúria e de seu potencial de defesa. Sobre o aumento das chances de danos irreversíveis à polpa durante o procedimento restaurador, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) contrário

    b) a esclerose dos túbulos dentinários os veda o que diminui o risco de dano pulpar.

    c) quanto mais profunda a cavidade maior são os túbulos dentinários.

    d)  a fisiologia de envelhecimento não aumenta o risco de dano irreversível à polpa.

    e) correto

  • Esses GAPS são os responsável pela cárie secundária... que pode evoluir para uma pulpite irreversível... questão ótima


ID
2344648
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Leia o caso clínico a seguir para responder a questão.

“Paciente F.L.G., 14 anos, gênero masculino, chega ao consultório odontológico com queixa de dor ao mastigar. Durante o exame clínico o cirurgião-dentista constata a existência de lesão de cárie ativa nas faces distai e oclusal do dente 15 e na mesial do dente 16.”

Considerando que a cavidade do dente 15 era profunda, indique o material de proteção pulpar indireta que se apresenta comercialmente sob a forma de duas pastas, e que estaria indicado na realização do capeamento pulpar indireto:

Alternativas
Comentários
  • Letra C


ID
2347666
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 5 anos chega ao ambulatório com queixa de dor, dizendo que não quer entrar porque tem medo de dentista. Sua mãe relata que ela tomou várias injeções quando esteve internada. Foi relatado que a paciente respira pela boca. Dente 55 com lesão de cárie ativa e presença de imagem radiolúcida no periápice sem comprometimento da cripta do permanente.
O tratamento mais adequado a ser realizado, no dente 55, é

Alternativas
Comentários
  •  o Tratamento Endodôntico Radical está indicado em dentes decíduos com pulpite irreversível ou necrose ou em um dente que inicialmente foi indicado para pulpotomia, porém o tecido pulpar radicular apresentou sinais clínicos que contra-indiquem a manutenção da polpa radicular, como necrose e hemorragia excessiva. Em relação aos sinais radiográficos, observados no exame pré-operatório, este tratamento está indicado para dentes com reabsorção fisiológica, reabsorção patológica inicial e com lesão periapical ou interradicular que não tenham atingido a continuidade da lâmina dura do saco folicular do germe do permanente sucessor. 

  • A pulpotomia está indicada quando a remoção de tecido cariado resulta em exposição pulpar em um dente decíduo com polpa saudável ou com pulpite reversível ou após exposição pulpar por trauma. A polpa coronária é amputada e o tecido pulpar radicular remanescente é diagnosticado vital por critérios clínicos (como coloração do sangramento, consistência do tecido pulpar ao ser amputado e capacidade de hemostasia, além de ausência de sinais e sintomas de alteração pulpar irreversível: dor espontânea, edema, fístula) e radiográficos (ausência de radioluscência peri e interradicular, ausência de reabsorções interna e externa não fisiológica).


ID
2352145
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Comparando os materiais atualmente indicados para a proteção do complexo dentina-polpa, os sistemas adesivos (ácido, primer e adesivo) são os materiais mais utilizados porque

Alternativas
Comentários
  • VAN MEERBEECK et al. (1998) relataram que a penetração da resina nos túbulos abertos, juntamente com formação da camada híbrida na parede do túbulo, são favoráveis para o selamento hermético do complexo dentino-polpa contra o ingresso de microrganismos e suas toxinas.

  • Os solventes têm a função de remover a água residual presente na trama de fibras colágenas da dentina, após a prévia ação do ataque ácido, permitindo que os monômeros resinosos hidrofílicos penetrem no seu interior e ocorra a formação da camada híbrida. A porção hidrofóbica do adesivo permite a sua união ao substrato resinoso.

  • Os sistemas adesivos possuem uma combinação de monômeros resinosos hidrofóbicos e hidrofílicos

  • gabarito LETRA A


ID
2373019
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Um paciente de 16 anos apresentou cavidade de cárie extensa. Ao remover o tecido cariado, houve a exposição pulpar acidental. Após pulpotomia, o tecido pulpar foi protegido com o hidróxido de cálcio. Qual é a função do hidróxido de cálcio, neste caso?

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA C


ID
2392063
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os materiais à base de hidróxido de cálcio têm sido empregados como agentes forradores e capeadores pulpares com elevados índices de sucesso há várias décadas. São consideradas desvantagens desses materiais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A alcalinidadade do material é considerada uma vantagem.


ID
2506768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em casos de pacientes com alta atividade de cárie com cavidades anteriores abertas sem implicação de dor, desconforto ou risco de envolvimento pulpar imediato, as cavidades poderão ser seladas após esclarecimento do paciente quanto à cárie e à manutenção da saúde em longo prazo. No entanto, o profissional pode interferir no processo da doença e nas condições do tecido cariado antes do início do processo restaurador. Na interferência do profissional, nas sessões de diagnóstico, planejamento e educação para a saúde, o paciente deverá ser primeiramente submetido, semanalmente, a quatro sessões de

Alternativas
Comentários
  • Até pelo enunciado, já mata a questão Protocolo com 4 sessões, somente aplicação tópica.


ID
2544739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Um paciente do sexo masculino, com oitenta e dois anos de idade, portador de mal de Alzheimer em estágio intermediário para avançado, pouco colaborador, compareceu ao atendimento odontológico apresentando o seguinte quadro: gengivite; quase todos os dentes presentes na boca; recessões gengivais generalizadas; cáries radiculares extensas; e grande acúmulo de placa. O paciente tinha uma dieta essencialmente pastosa e rica em carboidratos fermentáveis, e a higiene bucal era realizada por ele próprio.


No tratamento desse paciente, além de orientações para a família ou ao cuidador acerca da dieta e de cuidados diários de higiene bucal, deve-se indicar fluorterapia aplicada em consultório e o tratamento das cavidades cariosas utilizando

Alternativas
Comentários
  • Lo et al.10 (2006) observaram um bom comportamento do cimento de ionômero de vidro de alta resistência ativado quimicamente associado à técnica operatória ART (atraumatic restorative treatment), sugerindo como alternativa no tratamento das lesões de cárie radicular em idosos institucionalizados ou outros grupos de risco, notadamente onde há dificuldade de acesso a serviços odontológicos convencionais.


ID
2550430
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente de seis anos de idade, do sexo masculino, apresenta dor no dente 21 que ocorre por estímulos térmicos, cessando com a eliminação do fator estimulante. O dente radiograficamente mostra cárie coronária e ápice aberto, sem sinais de lesão ou espessamento apical. O dente apresenta vitalidade pulpar. Após a remoção da cárie, com isolamento absoluto, ocorreu pequena exposição pulpar. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que indica a conduta que deverá ser admitida.

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA C


ID
2553334
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Para a restauração com amálgama ou resina composta de cavidades médias e profundas, é correto afirmar sobre os materiais preconizados para a proteção do complexo dentino-pulpar, que

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA D


ID
2652136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação ao tratamento restaurador atraumático (ART, do inglês atraumatic restorative treatment), julgue o item subsequente.

O ART deve ser aplicado somente nos dentes decíduos.

Alternativas
Comentários
  • O ART é uma opção de tratamento viável, pois está baseada na filosofia atual de mínima intervenção e máxima preservação do elemento dentário bem como pode ser aplicado a toda população principalmente àqueles que não tem acesso ao serviço odontológico, mas estão doentes utilizando um material barato e de fácil utilização, que é o cimento ionomérico. As evidências científicas atuais mostram que essa técnica constitui uma alternativa viável de tratamento da cárie em saúde coletiva podendo contribuir para amenizar o problema referente à enorme demanda reprimida com necessidades de tratamento.


ID
2664247
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder a questão abaixo considere as informações a seguir:


Paciente com 38 anos de idade, sexo feminino, queixa-se de dor nos dentes superiores ao ingerir sorvetes, refrigerantes gelados ou chás quentes. Adicionalmente, a paciente refere constrangimento com o aspecto estético dos dentes sensíveis. O exame clínico mostra lesões não cariosas na região cervical dos dentes 14 e 15.


O tratamento restaurador das lesões Classe V requer a

Alternativas
Comentários
  • D


ID
2664250
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder a questão abaixo considere as informações a seguir:


Paciente com 38 anos de idade, sexo feminino, queixa-se de dor nos dentes superiores ao ingerir sorvetes, refrigerantes gelados ou chás quentes. Adicionalmente, a paciente refere constrangimento com o aspecto estético dos dentes sensíveis. O exame clínico mostra lesões não cariosas na região cervical dos dentes 14 e 15.


Na abordagem dos fatores etiológicos destas lesões, deve-se investigar se a paciente

Alternativas
Comentários
  • porque a alternativa A está errada?

  • Ambas as alternativas A e D isoladamente estariam certas. Porém, como a paciente refere constrangimento com o aspecto estético dos dentes sensíveis, imagino que as lesões sejam vestibulares. O hábito do vômito causa lesões erosivas intrínsecas e afeta mais a palatina dos superiores, por isso descartei a alternativa A. 

  • vomitos geralmente tem perda de material de esmalta na palatina, não é? por isso considerei a A errada

  • Em caso de vômito,  as lesões não cariosas não seriam restritas a somente dois dentes.

  • Lesão nao cariosa é Erosao! que ocorre por vomitos, refrigerantes e frutas citricas..Gabarito letra A

  • A resposta A está errada, porque não é uma área (cervical de 14 e 15) em vomitos. mais comum em superiores anteriores. Todas as outras altervativas tem sua justificativa errada, menos a letra D. 

  •  a) apresenta o hábito de vômito intencional após as refeições como método para perder peso, resultando em erosão nos dentes. (neste caso não seria localizada somente em 2 dentes e sim nas regiões que entram em contato com o vomito principalmente a palatina dos superiores)

     b) apresenta contatos parafuncionais dos dentes 14 e 15 com os dentes antagonistas, com queixa de cansaço nos músculos da mastigação, resultando em erosão dos dentes. ( Na classificação etiologica das lesões não cariosas essas microfraturas por forças oclusais mal distribuidas é denominada abfração)

     c) consome refrigerantes e sucos de frutas cítricas com frequência, produzindo desgastes nos tecidos dentais na forma de atrição(Erosão é causada por ácidos, atrição é desgaste mecâncio por fricção dente/dente.. principalmente em incisal e/ou oclusais)

     d) é destra, utiliza escova dental com cerdas duras e efetua movimentos horizontais durante a escovação, produzindo abrasão nos dentes.

     e) consome frutas cítricas e refrigerantes entre as refeições, resultando em perda gradual de estrutura dental na forma de abrasão.(Erosão é causada por ácidos, abrasão é desgaste mecâncio por fricção por corpo estranho, como escova)


ID
2703799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com referência à execução de restaurações estéticas de preparos realizados na bateria anterossuperior de um paciente, julgue o item subsequente.


Para a adaptação do material estético, poderão ser utilizados os condensadores para compósitos, que, de maneira semelhante aos de amálgama, promoverão melhor adequação volumétrica do material ao preparo cavitário.

Alternativas
Comentários
  • São usadas as espatulas para Resina, N01 OU SUPRAFILL


ID
2703802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com referência à execução de restaurações estéticas de preparos realizados na bateria anterossuperior de um paciente, julgue o item subsequente.


Dependendo do tamanho do preparo, deve-se adotar a técnica de inserção incremental do compósito, cujo fator de configuração cavitária requer uma espessura máxima de 4 mm por camada a ser polimerizada.

Alternativas
Comentários
  • Na técnica incremental recomenda-se que seja de 2mm a camada do compósito.

  • Técnica incremental, acredito que seja adotada para dentes posteriores.

ID
2703805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com referência à execução de restaurações estéticas de preparos realizados na bateria anterossuperior de um paciente, julgue o item subsequente.


Para a fotoativação de resina composta, várias técnicas têm sido preconizadas, das quais se destaca a técnica uniforme contínua, na qual o feixe de luz é aumentado de maneira progressiva e constante até a resina atingir seu nível máximo de polimerização.

Alternativas
Comentários
  • Na técnica de polimerização contínua uniforme, uma luz de intensidade CONSTANTE é aplicada no incremento de resina composta por um período de tempo específico.


ID
2760514
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O complexo dentina-polpa pode sofrer alterações frente aos diferentes tipos de agressores externos. A polpa dentária tenta promover um bloqueio a estes agentes agressores por meio de mecanismos de defesa. Uma segunda linha de defesa é o depósito de uma matriz de dentina, que apresenta túbulos sinuosos e menos numerosos do que uma dentina regular, sendo menos sensível e mais calcificada, aumentando a distância entre o agente agressor e o tecido pulpar, sendo denominada de dentina:

Alternativas
Comentários
  • A) Formada durante o desenvolvimento do dente.

    B) Formação fisiológica após o desenvolvimento da raiz com deposição lenta por toda a vida.

    C) GABARITO

    D) É a mineralização dos túbulos dentinários pela deposição de sais de cálcio no interior ou ao redor dos processos odontoblásticos. Ocasionada pelo processos normal de envelhecimento ou em resposta à estímulos de baixa intensidade (cárie ou atrição).

    E) Constitui a matriz orgânica da dentina; é constituída por colágeno e está distribuída entre os túbulos dentinários.


ID
2760517
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Exame clínico e radiográfico de uma paciente de 25 anos de idade evidenciou cárie extensa no dente 36. A paciente queixou-se de dor lancinante, espontânea, pulsátil e contínua. Radiograficamente, foi evidenciado cárie extensa e espaço do ligamento periodontal normal. De acordo com as condições informadas, o diagnóstico e o tratamento dessa condição endodôntica são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA A


ID
2762707
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    O cirurgião-dentista credenciado para prestação de serviços a uma indústria alimentícia efetuou o exame clínico de paciente com 22 anos de idade, sexo masculino, e verificou a presença de espessa camada de biofilme bacteriano dental. A remoção de indutos prévia à inspeção dos dentes provoca sangramento gengival. O exame clínico mostra lesões de cárie cavitadas nas superfícies proximais dos dentes 11, 21 e 22, com dentina de coloração amarronzada e pouco endurecida à curetagem, e lesões de cárie secundária nos dentes 16, 34, 36, 37, 46 e 47, que apresentam restaurações Classe II em amálgama. O profissional observou, na superfície vestibular dos dentes 12 e 13, um aspecto de giz. Na anamnese, o paciente relatou trabalhar na linha de produção de balas e chicletes, há dois meses.

O plano de tratamento odontológico consiste em:

I. restauração Classe III em resina composta nos dentes 11, 21 e 22.
II. restauração preventiva com ionômero de vidro recoberto com resina composta nos dentes 11, 21 e 22.
III. restaurações Classe V em ionômero de vidro nos dentes 12 e 13.
IV. desorganização regular do biofilme, na presença de fluoretos, dos dentes 12 e 13.
V. remoção do material restaurador dos dentes 16, 34, 36, 37, 46 e 47, efetuando a extensão preventiva das margens do preparo cavitário para inserção de resina composta.

Está correto o que consta APENAS de

Alternativas
Comentários
  • E

  • Achei errado o gabarito, pois o enunciado diz que a presença de biofilme é geral, é um erro afirmar que a remoção de biofilme deve ser feita apenas em dois dentes.
  • E as cáries secundárias? Guarda é...rsrsrs

  • Quero saber quem foi o gênio que fez essa questão


ID
2762710
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    O cirurgião-dentista credenciado para prestação de serviços a uma indústria alimentícia efetuou o exame clínico de paciente com 22 anos de idade, sexo masculino, e verificou a presença de espessa camada de biofilme bacteriano dental. A remoção de indutos prévia à inspeção dos dentes provoca sangramento gengival. O exame clínico mostra lesões de cárie cavitadas nas superfícies proximais dos dentes 11, 21 e 22, com dentina de coloração amarronzada e pouco endurecida à curetagem, e lesões de cárie secundária nos dentes 16, 34, 36, 37, 46 e 47, que apresentam restaurações Classe II em amálgama. O profissional observou, na superfície vestibular dos dentes 12 e 13, um aspecto de giz. Na anamnese, o paciente relatou trabalhar na linha de produção de balas e chicletes, há dois meses.

Durante uma auditoria, foi realizada a vistoria inicial, com o objetivo de verificar se o tratamento proposto é compatível com as necessidades odontológicas do paciente. O vistoriador condenou as restaurações Classe II dos dentes 16, 34, 36, 37, 46 e 47, por entender que apenas o amálgama pode ser utilizado como material restaurador permanente em dentes posteriores. A interferência do vistoriador sobre a conduta clínica adotada pelo cirurgião-dentista credenciado é

Alternativas
Comentários
  • Para não assinantes: gabarito - B


ID
2762752
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O exame clínico de paciente com 28 anos de idade, sexo feminino, mostra que houve fratura na região mésio-oclusal de restauração em resina composta no dente 35, com a perda do fragmento. O exame radiográfico mostra ausência de cárie. O prontuário registra que foi realizada uma restauração Classe II MOD em resina composta microparticulada no dente 35, há cinco anos. O procedimento clínico indicado é

Alternativas
Comentários
  •  O módulo de elasticidade deve ser alto para resistir a deformações e fraturas de cúspides.

     

  • nunca ouvi falar nisso!!! 

  • Mas nao teria que usar o adesivo na região onde nao tem resina?

  • A e E) Não é recomendada a remoção total da restauração pois haverá mais perda de estrutura dental sadia. O reparo direto é uma alternativa mais conservadora e que pode prolongar a duração da restauração existente.

     

    B) O ácido fluorídrico produz uma diminuição na média da força de união e deve ser evitado nos reparos em restaurações de resina composta.

     

    D) Confecção de retenções micromecânicas.
     

  • Mesmo que o dentista desenvolva um trabalho criterioso e tome os devidos cuidados ao realizar uma restauração, elas não duram a vida toda e, por vezes, fracassam num curto período de tempo, frustrando algumas expectativas dos pacientes. Infiltrações, recorrência de cáries, desgaste ou fratura da restauração e eventual fratura do elemento dental são alguns motivos que levam à falha da restauração. Diante dessas situações, alguns profissionais, seja por opção, seja por falta de informação, substituem toda a restauração, muitas vezes causando injúria e agressão desnecessária àquele elemento dental.

    A asperização de superfície deve ser realizada por meio de pontas diamantadas ou jateamento com óxido de alumino, eliminando-se a camada de resina superficial possivelmente danificada, ao mesmo tempo em que se criam irregularidades na superfície a ser reparada, aumentando o poder de união.

    Com relação à união química, silanos e resinas sem carga são tradicionalmente usadas como agentes de união nos reparos. OBS: NA QUESTAO NAO FALA SOBRE ADESIVIDADE. OU SEJA ESTA INCOMPLETA E PASSIVEL DE ANULAÇAO.

    Condicionamento químico da resina composta com ácido fosfórico a 37%: Limpeza da superfície a ser unida. O ácido fosfórico não exerce nenhum papel de condicionamento neste caso (teria apenas em nos casos em que o reparo envolve tecido dental).


    http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-40122010000300021&lng=pt&nrm=iso



    Sabemos que a resina ideal para dentes posteriores não são resinas de baixa viscosidade(muito fluida), sendo essas indicadas no emprego de selamentos de cicatrículas e fissuras. OBS: ALTERNATIVA D ESTA ERRADA NOVAMENTE.

    Outra coisa, todos nos sabemos que a aplicação do acido fosfórico 37% segundo a literatura  15 segundos já é o suficiente  tanto para dentina quanto para esmalte.




  • A asperização de superfície deve ser realizada por meio de pontas diamantadas ou jateamento com óxido de alumino, eliminando-se a camada de resina superficial possivelmente danificada, ao mesmo tempo em que se criam irregularidades na superfície a ser reparada, aumentando o poder de união.

    Conclusão

    A resistência de união dos reparos em compósitos odontológicos tem apresentado resultados satisfatórios para que sejam uma alternativa de uso na clínica diária. Além disso, o clínico deve levar em consideração durante a sua prática diária pontos específicos de extrema importância, como

    Em relação aos agentes de união, deve-se realizar a aplicação do silano prévia ou simultaneamente à aplicação do adesivo.

  • A asperização de superfície deve ser realizada por meio de pontas diamantadas ou jateamento com óxido de alumino, eliminando-se a camada de resina superficial possivelmente danificada, ao mesmo tempo em que se criam irregularidades na superfície a ser reparada, aumentando o poder de união.

    Conclusão

    A resistência de união dos reparos em compósitos odontológicos tem apresentado resultados satisfatórios para que sejam uma alternativa de uso na clínica diária. Além disso, o clínico deve levar em consideração durante a sua prática diária pontos específicos de extrema importância, como

    Em relação aos agentes de união, deve-se realizar a aplicação do silano prévia ou simultaneamente à aplicação do adesivo.

  • D

  • Não entendi... As resinas microparticuladas não são indicadas em restaurações Classe II devido ao esforço mecânico.


ID
2892133
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em fevereiro de 2015, a International Caries Consensus Collaboration (ICCC), um grupo de especialistas em cariologia de 12 países, reuniu-se em Leuven, na Bélgica, para discutir questões de relevância para pesquisadores de cariologia, educadores dentais e a comunidade de odontologia clínica. O objetivo foi chegar a um consenso quanto às recomendações para o manejo de lesões cariosas e à terminologia em torno desse manejo, com base nas melhores evidências científicas atuais, por meio de discussão e consulta.

Acerca do manejo de lesões cariosas e da respectiva terminologia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • E

  • Embora não seja possível relacionar diretamente a aparência visual das manifestações clínicas das lesões cariosas à histopatologia, baseou-se a terminologia em torno das consequências clínicas da doença (dentina macia, coriácea, firme e dura). Abordagens de remoção ao tecido cariado foram definidas:

    1) remoção seletiva de tecido cariado - incluindo remoção seletiva para dentina mole e remoção seletiva para dentina firme;

    2)remoção gradual - incluindo estágio 1, remoção seletiva para dentina mole e estágio 2, remoção seletiva para dentina firme 6 a 12 meses depois;

    e

    3)Remoção não seletiva da dentina rígida - anteriormente conhecida como remoção completa da cárie (técnica não mais recomendada).

  • qual o erro da D????????????????

  • Talvez o erro da D seja que pode haver inflamação, mas contanto que n seja irreversível


ID
2892142
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No que se refere às recomendações para um preparo cavitário para resina composta em dente posterior com cavidade extensa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião, essa questão é passível de anulação.

    A letra D está certa! E o gabarito que aponta a letra C (ângulo cavosuperifcial entre 70° e 100°) não é encontrado nos livros do Baratieri (Eles falam de 70° ou "mais próximo possível de 90°") nem do Conceição.

  • também fui na D.

  • Concordo! A letra D está correta!

  • Bem confusa, pois o ângulo cavossuperficial pode variar de 70 a 90°.

  • Marquei D também. Parece mais correta que a C

  • alternativa correta letra D

    ângulo cavossuperficial pode variar de 70 a 90

    nao tem em literatura alguma que o angulo cavosuperifcial entre 70° e 100°

  • tambem assinalei D

  • também marquei D. inclusive, essa frase está no Conceição. "ângulos internos levemente arredondados".
  • Fui na D também. Eu entraria com recurso


ID
2892172
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atualmente, o tratamento de lesões de cárie em dentes decíduos e permanentes tem seguido princípios de mínima intervenção, com o objetivo de preservar as estruturas dentárias e propiciar melhor adaptação comportamental do paciente. Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A

  • A letra "C" pode enganar, mas o erro dela é mencionar a dentina infectada, quando o correto seria a dentina afetada.
  • A) Correta.

    B) A preservação da distância mesiodistal de molares decíduos durante procedimentos restauradores é essencial para o desenvolvimento da oclusão, já que restaurações proximais inadequadas, especialmente em áreas de contato, podem alterar a relação entre os dentes adjacentes (redirecionando-os), provocando, assim, subsequente falta de espaço para os permanentes.  

    C) A escavação gradativa (Tratamento Expectante) é uma técnica de mínima intervenção para lesões cariosas profundas de dentina, que pode ser utilizada em dentes decíduos e dentes permanentes jovens e que deve ser realizada em duas sessões de intervalo de tempo variável. Na primeira, há remoção da dentina infectada e manutenção da dentina afetada. Na segunda, avalia-se clínica e radiograficamente as condições pulpares, aguardando a deposição de dentina reparadora.

    D) A Escavação Gradativa (Tratamento Expectante) é uma técnica indicada em caso de pacientes que não apresentam adequação comportamental para se submeterem a procedimentos mais complexos e quando há dúvida na determinação do diagnóstico pulpar.

    E) Em lesões interproximais radiograficamente detectadas em dentina superficial, quando não há diastema presente, recomenda-se o afastamento prévio dos elementos envolvidos, com o objetivo de avaliar a presença de cavidade, atividade e profundidade da lesão. Os cornos pulpares proeminentes, a fina camada de esmalte e dentina e a menor calcificação de dentes decíduos possibilitam que o dano pulpar ocorra mais rapidamente que em dentes permanentes. Dessa maneira, a decisão de intervenção deve ser imediata.

    Fonte. Odontopediatria. Pordeus e Paiva.

    Cariologia - Aspectos de Dentistica Restauradora. Busato e Maltz.

    Odontopediatria para crianças e Adolescentes. McDonald e Avery.

    Manual de Referência para Procedimentos Clinicos em Odontopediatria. Massara e Redua

  • ART em lesões profundas? Não deveria ser média e rasa?

  • A - correta B - A preservação da distância é essencial C - A escavação gradativa é em duas sessões D - Não é capeamento pulpar indireto , é tratamento expectante ou escavação gradativa é indicado para crianças com mal comportamento . E - É nescessário o afastamento.

ID
2979670
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Serra Branca - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Diversos fatores podem desencadear uma resposta inflamatória pulpar, tais como os monômeros de carbono presentes nas resinas, injúrias térmica, mecânica e bacteriana. Para evitar esses tipos de injúrias à polpa dentária, por vezes se faz necessária a proteção do complexo dentinopulpar. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo:

I- São materiais utilizados na proteção do complexo dentinopulpar: cimento de hidróxido de cálcio, cimento de ionômero de vidro e adesivos dentais, tendo em vista que apresentam características apropriadas para proteção, são biocompatíveis e bactericidas.

II- O cimento de hidróxido de cálcio é um material que tem a propriedade de estimular a formação de dentina esclerosada, reparadora e proteger a polpa contra estímulos termoelétricos e da ação tóxica de alguns materiais restauradores.

III- O cimento de hidróxido de cálcio é indicado para cavidades rasas e esclerosadas, sem possibilidades de microexposições.

IV- A pasta de hidróxido de cálcio está indicada para cavidades rasas e médias, tendo em vista que estas cavidades não necessitam de dureza e resistência mecânica.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA B

  • Marquei a correta por exclusão porque não consideraria a I correta. Adesivos para proteção do complexo dentinopulpar?!

  • Está errado, os adesivos não são bactericidas e muito menos compatíveis biologicamente, tanto que nao podem ser utilizados em cavidades profundas...


ID
3160558
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

As proteções do complexo dentina-polpa consistem na aplicação de um ou mais agentes protetores, tanto em tecido dentinário quanto diretamente sobre a polpa que sofreu exposição, a fim principalmente de manter a vitalidade desses órgãos.

Assinale a alternativa correta sobre as técnicas de proteção deste complexo.

Alternativas
Comentários
  • Se for diretamente significa que o tecido pulpar está exposto.

    Quando não está exposto é feito um capeamento indireto.

  • LETRA B


ID
3446977
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A proteção do complexo dentino-pulpar é um passo importante para manutenção da vitalidade da polpa em dentes que necessitam de restauração, podendo ser realizadas com diferentes materiais.

Sobre a proteção do complexo dentino-pulpar e os materiais utilizados para esse fim, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A - Falsa - a proteção pulpar indireta consiste na aplicação de agentes seladores, forradores ou bases protetoras NAS PAREDES CAVITÁRIAS.

    sobre os tecidos pulpares seria proteção pulpar direta

  • gabarito LETRA E


ID
3466000
Banca
RBO
Órgão
Prefeitura de Itanhandu - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Assinale a alternativa que define corretamente a cavidade classe IV de dentística.

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA B


ID
3980209
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com o aumento da população idosa, a maior longevidade da dentição torna-se uma realidade, principalmente ocasionada pelos avanços técnico científicos da Odontologia. Nesse contexto devemos nos atentar para as alterações sofridas no complexo dentina-polpa. Dentre as alterações presentes no complexo dentina-polpa relacionadas ao envelhecimento do indivíduo, podemos citar:

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA B

  • "Outra característica de polpas mais velhas é a diminuição no número e tamanho das células, diminuição no número de vasos sangüíneos, associado a um aumento de fibras colágenas."

    VIA: http://www.portaldoenvelhecimento.com/odonto/odonto4.htm

    LETRA B


ID
4146562
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No que se refere à proteção do complexo dentinopulpar (CDP), julgue o item seguinte.


Em cavidades rasas sob amálgama, a proteção do CDP é de simples execução, sendo, nesse caso, mais vantajoso o uso de verniz cavitário que o de adesivo dentário.

Alternativas
Comentários
  • O material de eleição sob restaurações de amálgama é o verniz cavitário, que é um ótimo protetor elétrico contra as correntes galvânicas geradas entre o amálgama, outro metal e a saliva. Assim como tb, o verniz cavitário inibe a penetração de íons metálicos no interior da estrutura dentária.

  • Cavidade rasa não ultrapassa a junção amelodentinaria, então não precisa de proteção CDP


ID
4146565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No que se refere à proteção do complexo dentinopulpar (CDP), julgue o item seguinte.


Os cimentos de ionômero de vidro, além da adesividade, atendem à necessidade de ser bom isolante térmico e elétrico. Portanto, podem ser indicados para proteção do CDP em cavidades médias e profundas tanto em restaurações de resina composta como nas de amálgama.

Alternativas
Comentários
  • gabarito CERTO

  • Em cavidades profundas e muito profundas, média é apenas SA em RC


ID
4146568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No que se refere à proteção do complexo dentinopulpar (CDP), julgue o item seguinte.


O capeamento pulpar direto com produtos à base de hidróxido de cálcio pode ser utilizado como recurso para induzir formação de reparo biológico ou dentina. Entretanto, o prognóstico é melhor quando o dente é jovem e a exposição pulpar é inferior a 1 mm de diâmetro.

Alternativas
Comentários
  • gabarito CERTO


ID
4146571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No que se refere à proteção do complexo dentinopulpar (CDP), julgue o item seguinte.


Para se evitar a exposição em cavidade bastante profunda, procede-se ao capeamento pulpar indireto, com remoção de dentina desorganizada e infectada, preservando-se uma camada denominada afetada, a qual é passível de remineralização

Alternativas
Comentários
  • gabarito CERTO


ID
4146574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No que se refere à proteção do complexo dentinopulpar (CDP), julgue o item seguinte.


O conceito atual de proteção do CDP visa promover o selamento da dentina. Assim, se o material restaurador falhar, a dentina estará protegida.

Alternativas
Comentários
  • gabarito CERTO


ID
5054359
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Dentre os materiais que são utilizados para a proteção do complexo dentino-pulpar, destaca-se aquele que possui propriedades de biocompatibilidade, de indução à formação de dentina secundária e inibição bacteriana. A descrição acima se refere ao:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

  • Não seria a dentina terciária?

  • O Hidróxido de Cálcio estimula a formação de dentina terciária ou reparadora e ponte de dentina. Não dentina secundária, como a questão colocou.

  • dentina secundria é dentina fisiologica.


ID
5380573
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Luiziana - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta correspondente à solução irrigadora mais indicada na remoção de smear layer após o preparo biomecânico do sistema de canais radiculares.

Alternativas
Comentários
  • Letra C


ID
5655256
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Qual o objetivo quando utilizamos um material de proteção do complexo dentina-polpa?

Alternativas

ID
5658667
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A proteção do complexo dentino-pulpar deve ser empregada com o objetivo de permitir que a polpa não seja agredida por agentes irritantes externos. Para esse fim, diversos materiais podem ser empregados com bastante eficácia. No que se refere à proteção do complexo dentino-pulpar, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Quanto ao mecanismo de ação, o efeito do MTA induz à formação de uma camada de estruturas cristalinas. Esse efeito é decorrente da reação do óxido de cálcio com os fluidos teciduais e do hidróxido de cálcio, que reage com o CO2 da corrente sanguínea, formando carbonato de cálcio. Uma matriz extracelular rica em fibronectina é secretada em íntimo contato com esses produtos, iniciando a formação de tecido duro. Histologicamente, o que se observa é o estimulo à deposição deste tecido, através de granulações de calcita, ao redor das quais há grande condensação de fibronectina, o que proporciona adesão e diferenciação celular. O inicio da dentinogênese pode ser observado pela polarização nuclear e citoplasmática de células colunares que começam a se organizar ao longo das estruturas cristalinas. Estas células "paliçadas" possuem aparência odontoblástica e são habilitadas a secretar uma matriz tubular de forma polar num padrão de pré-dentina, seguindo o processo normal de formação da barreira dentinária. Além disso, favorecem a produção de citocinas (interleucinas), que estão diretamente envolvidas na estimulação de células formadoras de tecido mineralizado, como tecido ósseo e dentinário, sendo assim considerado um material ativo na formação de tecido duro. A deposição de tecido mineralizado próximo ao MTA também ocorre devido à sua capacidade de selamento, evitando contaminação bacteriana, e à pequena susceptibilidade à dissolução, biocompatibilidade e alcalinidade. Estudos sobre a utilização do MTA como material preenchedor de ápice radicular têm mostrado a capacidade indutora de cementogênese. Esta capacidade do agregado previne inflamação periapical por eliminação de microorganismos que criam respostas inflamatórias.
  • ANALISANDO OS ITENS: A) O cimento de fosfato de zinco juntamente com o ácido fosfórico contido no líquido são substâncias de pH (potencial hidrogeniônico) levemente básico, o que dispensa o uso de materiais de proteção pulpar antes da sua aplicação. ERRADO: O AC FOSFÓRICO TEM PH ACIDO. JA O FOSFATO DE ZINCO TEM PH ÁCIDO, PRINCIPALMENTE NA PRIMEIRA HORA APOS INSERÇÃO NA CAVIDADE, SENDO NEUTRALIZADO APOS 24 A 48 HORAS. B) O hidróxido de cálcio é o ingrediente principal em vários materiais para forramento e na formulação base de cimentos porque é antimicrobiano, tem alto pH (potencial hidrogeniônico) e estimula a formação de dentina secundária (ou reacional). GABARITO DA QUESTÃO. PORÉM, O ITEM FAZ PARECER QUE A BANCA CONSIDEROU DENTINA REACIONAL (3°) COMO SINÔNIMO DE DENTINA SECUNDÁRIA (FISIOLÓGICA). DE FATO, O HIDROXIDO DE CÁLCIO ESTIMULA DENTINA SECUNDÁRIA, POREM ESTA NAO É REACIONAL. C) Ao contrário dos materiais para forramento, as bases são aplicadas em camadas mais finas (menor que 0,75mm) abaixo de materiais restauradores para proteger a polpa de traumas térmicos, choques galvânicos e irritação química. ERRADO, TAL DESCRIÇÃO REFERE-SE AOS FORRADORES, E NÃO ÀS BASES. D) Tanto o MTA (Agregado de Trióxido Mineral) quanto o hidróxido de cálcio passam por uma transformação para carbonato de cálcio, como resultado da exposição ao dióxido de carbono no sangue e fluidos orais, causando aumento de sua efetividade antimicrobiana. TODO O ENUNCIADO ESTÁ CORRETO, EXCETO AO FINAL, POIS A FORMAÇÃO DE CARBONATO DE CALCIO SE ASSOCIA À CAPACIDADE DE FORMAÇÃO DE BARREIRA DENTINÁRIA E CAPACIDADE DE INDUÇÃO DE MINERALIZAÇÃO, NAO SE RELACIONANDO DIRETAMENTE COM EFETIVIDADE ANTIMICROBIANA. MAS DE FATO, MTA E HIDROXIDO DE CALCIO TÊM MECANISMOS DE AÇÃO SEMELHANTES.
  •  O hidróxido de cálcio (CaOH2), ao entrar em contato com a polpa, se dissocia em íons cálcio (Ca2+) e íons hidroxila (OH-), provocando cauterização química superficial do tecido pulpar, devido ao seu pH alto. O aumento do pH, deixa o meio mais alcalino, favorecendo a deposição de minerais, pelo estímulo dos odontoblastos, e a inibição da proliferação de bactérias.

  • Questão passivel de recurso, dentina secundaria nesse caso seria a reparadora. NÃO A REACIONAL. Reacional seria no momento do ataque de carie pelos odontoblastos.

  • Realmente, não achei nenhum item correto :(