-
III- Não fazer uso da comunicação oficial com finalidade particular, pois esse tipo de comunicação é feita exclusivamente em nome do serviço público.
IV- Obedecer às regras formais e de padronização textual, tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico como para as impressas.
-
GABARITO LETRA A: apenas as afirmações III e IV estão CORRETAS.
A questão trata dos atributos impessoalidade e padronização da redação oficial, págs. 20 e 21 do Manual de Redação da Presidência República - 3ª edição.
I- Introduzir nos documentos oficiais juízos de valor a respeito do que está sendo comunicado, dependendo do assunto a ser tratado.
INCORRETA, o texto oficial precisa ser ausente de impressões individuais, juízo de valor é um julgamento feito a partir de percepções individuais, tendo como base fatores culturais, sentimentais, ideologias e pré-conceitos pessoais, normalmente relacionados aos valores morais.
II- Às vezes, ter um pouco de intimidade na comunicação, pois isso facilita o entendimento das pessoas menos escolarizadas.
INCORRETA, O uso do padrão culto é imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas.
III- Não fazer uso da comunicação oficial com finalidade particular, pois esse tipo de comunicação é feita exclusivamente em nome do serviço público.
CORRETA, as comunicações oficiais se restringem a questões que dizem respeito ao interesse público, não cabe qualquer tom particular ou pessoal.
IV- Obedecer às regras formais e de padronização textual, tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico como para as impressas.
CORRETA, as comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma, tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico, quanto para os documentos impressos.
Boa sorte! =)
-
Esta é
uma questão que exige do candidato conhecimento a respeito do atributo da
impessoalidade.
Para
conseguir analisar as alternativas abaixo, é preciso lembrar quais são os 3
princípios que o Manual de Redação da Presidência da República determina para manter
a impessoalidade nos textos oficiais. São eles: ausência de impressões
individuais de quem comunica; impessoalidade de quem recebe a comunicação; e
caráter impessoal do próprio assunto tratado.
I. Tomando como base o 1º princípio - ausência de impressões
individuais de quem comunica -, é possível inferir que introduzir nos documentos oficiais qualquer tipo de juízo de valor não é coerente com o atributo da impessoalidade. Portanto, esta afirmativa está incorreta.
II. O 2º princípio estabelece que deve ser mantida a impessoalidade de quem recebe a comunicação. Sendo assim, inferimos que não deve haver intimidade na comunicação, inclusive, porque ela não está relacionada com a facilidade no entendimento da mensagem. Compete ao atributo da clareza se preocupar com esse aspecto. Portanto, esta afirmativa está incorreta.
III. Conforme estabelece o 3º princípio - caráter impessoal do próprio assunto tratado -, a comunicação oficial não deve ser utilizada com finalidade particular, mas elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Dessa forma, constatamos que esta afirmativa está correta.
IV. De acordo com o manual de redação, não há lugar na redação oficial para impressões pessoais. Então, para que seja alcançada a necessária impessoalidade, é preciso se valer da concisão, da clareza, da objetividade e da formalidade para elaborar os expedientes oficiais. Nesse sentido, reconhecemos que é preciso obedecer às regras formais e de padronização, que são exatamente as características da redação oficial e que tem a impessoalidade dentre elas. Assim, esta alternativa está correta.
Com base na análise apresentada
acima, constatamos que as afirmativas corretas são III e IV e, portanto, a única alternativa que responde este item é a letra A.
Gabarito do Professor:
Letra A.
-
I- Introduzir nos documentos oficiais juízos de valor a respeito do que está sendo comunicado, dependendo do assunto a ser tratado. F
II- Às vezes, ter um pouco de intimidade na comunicação, pois isso facilita o entendimento das pessoas menos escolarizadas. F
III- Não fazer uso da comunicação oficial com finalidade particular, pois esse tipo de comunicação é feita exclusivamente em nome do serviço público. V
IV- Obedecer às regras formais e de padronização textual, tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico como para as impressas. V
-
Eu ia marcando essa da padronização do e-mail como errada, mas então percebi que a questão se refere à padroniza textual e não no sentido de estrutura do documento.