SóProvas


ID
4185916
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nas eleições presidenciais brasileiras de 1950, Getúlio Vargas foi eleito presidente da república pelo voto direto. Sobre seu governo (1950-1954), considere as afirmativas abaixo.


I – Após o governo propor a criação de uma empresa de petróleo que admitiria capitais privados, estatais e recursos externos, reavivou-se o acalorado debate nacionalista, ocorrido na chamada campanha do petróleo. Em meio a pressões de distintos setores da sociedade, o governo recuou e optou pela criação de uma empresa estatal monopolista, a Petrobrás.

II – Em um cenário de crescimento do eleitorado, Vargas sustentou sua campanha no apoio das camadas populares e dos trabalhadores. Contudo, isto não significou uma adesão integral. Ao longo de seu governo, as reivindicações por aumento de salário e por medidas governamentais contra a alta do custo de vida resultaram em greves.

III – Em meio ao ambiente político-ideológico da Guerra Fria e ao temor anticomunista, o governo Vargas adotou uma política externa de alinhamento incondicional aos Estados Unidos. Essa postura resultou na adoção de uma política econômica de austeridade fiscal e controle da inflação, tal como recomendava o Fundo Monetário Internacional.

IV – Desde o início de seu governo, Vargas sofreu dura oposição por parte do clandestino partido comunista e também da grande imprensa. Em 1954, a tensão política aumentou ainda mais diante do envolvimento da guarda pessoal do presidente no atentado ao jornalista Carlos Lacerda. Em meio à possibilidade de uma nova deposição, Vargas comete suicídio.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • GOVERNO VARGAS(1950-1954) Sustentou a sua campanha em torno do apoio a classe trabalhadora e as camadas populares.Mesmo com isso seu governo nao teve adesao integral o que gerou muitas greves no periodo Dura oposição do partido comunista clandestino e tmb da grande imprensa O suposto envolvimento de sua Guarda Pessoal no atentado a carlos lacerda aumentou a tensao política em 1954 o que levou Vargas a cometer suicídio