SóProvas


ID
4186978
Banca
IF Sudeste - MG
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas abaixo, relacionadas ao Segundo Governo de Getúlio.


I. Nesse período, Vargas criou duas grandes estatais do setor energético: a Petrobrás (para executar as atividades no setor de petróleo) e a Eletrobrás (empresa responsável pela geração e distribuição de energia elétrica).
II. O principal partido de oposição a Getúlio Vargas era a União Democrática Nacional (UDN) que tinha em seus quadros o jornalista Carlos Lacerda. Ele utilizava os veículos de comunicação para atacar duramente o governo Vargas.
III. Devido à crise econômica e social, os industriais apoiaram o aumento de 100% do salário mínimo, como medida preventiva para impedir a derrocada econômica no país.
IV. O segundo governo Vargas foi fortemente marcado pela crise política, pela intensa atuação da oposição, pela crise econômica agravada pelo aumento da inflação e forte tensão social.


Agora assinale a alternativa CORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • O aumento de 100% do salário mínimo foi no governo de Jango

    Gab: C

  • @Bruno Menezes, não foi bem assim não cara , Vargas no seu segundo governo de 1951 à 1954 ele instituiu Jango como ministro do trabalho para agradar a população, mas em específico os trabalhadores. , Jango por si só lança ao congresso o aumento de 100 % do salário mínimo, no entanto desagradou a classe industrial , mas após isso Jango é deposto por Vargas por essa atitude que desagradou os indústriais pq eles tinham a prerrogativa já do salário mínimo, ou seja para eles o salário mínimo já era o suficiente , mesmo eles tendo que pagar no mínimo o salário na época era bom, pq eles tbm não pagavam a mais que aquilo e o que para época não era alto , o erro da questão foi afirmar que houve apoio dos indústriais, O QUE DE FATO NAO HOUVE !
  • O erro da 3 é afirmar que os industriais apoiavam o aumento, e isso jamais aconteceu, nunca que eles iriam querer aumentar.