Trata-se dos critérios de avaliação do ativo.
➨ Aspecto teórico:
Segundo o art. 179, VI, "no intangível: os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido".
Segundo o art. 183, II, "os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado, pelo custo de aquisição ou produção, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior".
➨ Avaliação das alternativas:
A. Ágio.
INCORRETA. O termo ágio foi utilizado de forma genérica. Pois, pode se referir a goodwill, mais-valia, ganho com ações etc.
B. Intangíveis.
INCORRETA. Um item do Intangível refere-se a um bem incorpóreo. Enquanto o Estoque é um bem corpóreo.
C. Equivalência patrimonial.
INCORRETA. Equivalência patrimonial refere-se ao "[...] método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pós-aquisição na participação do investidor sobre os ativos líquidos da investida". (CPC 18).
D. Estoque.
CORRETA. Tendo em vista a definição dada, Estoque é uma bem corpóreo como por exemplo: mercadorias e produtos do comércio, matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado.
Por fim, a alternativa CORRETA é:
Gabarito: Letra D.