- 
                                Teoria Positiva: A Teoria Positiva da Contabilidade (TPC) tem como premissa a existência de conflito de  interesses, em que uma prática contábil é escolhida em detrimento de outra devido aos interesses pessoais  dos indivíduos na organização. Esta teoria está relacionada à prática contábil.   Teoria Normativa: A teoria com abordagem normativa é construída a partir de um raciocínio dedutivo, a partir  do momento que generalizações (postulados e princípios da contabilidade) servem de base para as práticas  profissionais.   I. A fase positiva foi a base para as primeiras tentativas de regulação do processo contábil e é caracterizada  como prescritiva ao buscar estabelecer o que deve ser feito. Errado. O correto seria a fase normativa.   II. A fase positiva entende como se dá a execução da contabilidade nas organizações e isso, ao longo do tempo,  vem preenchendo as lacunas da fase normativa, com o intuito de aclarar essas práticas, antevê-las e, partindo  disso, refletir os ímpetos dos usuários da Contabilidade. Correto.   III. Nenhuma das abordagens é acolhida pela comunidade de pesquisadores, que buscam comprovar hipóteses  e relacionar as pesquisas contábeis com outros temas do conhecimento. Errado. Ambas as abordagens são acolhidas pela comunidade de pesquisadores.   IV. As abordagens normativa e positiva, unidas aos órgãos reguladores, têm contribuído na definição dos  padrões e normativas contábeis nos níveis nacional e internacional. Correto.   Gabarito: D 
- 
                                esse vídeo, pra concurseiro novato eu, é top https://youtu.be/6t5NGe6GxBc 
- 
                                Teoria Normativa: está preocupada “com o que deve ser” e busca determinar um ideal normativo (que difere do “ideal” normatizado) distinto do real, ainda, a Teoria Normalista, baseia-se na dedução, procurando apresentar através de probabilidades como as práticas contábeis deveriam ser. Tais práticas são muito utilizadas por estudiosos, estes, avaliam se as práticas estão dentro dos padrões teóricos.    Teoria Positiva: se baseia nas conclusões, descrevendo como a contabilidade é de fato e como se dá as suas práticas, testando hipóteses até se chegar a uma conclusão de forma empírica ou real, ou seja, prediz as escolhas contábeis pautadas em informações previamente divulgadas. 
- 
                                Simplificando.. Normativa: Normas, regulamentos, está escrito. Positiva: Complementa, não está escrito. 
- 
                                " A fase normativa foi a base para as primeiras tentativas de regulação do processo contábil e é caracterizada  como prescritiva ao buscar estabelecer o que deve ser feito."   "A fase positiva entende como se dá a execução da contabilidade nas organizações e isso, ao longo do tempo,  vem preenchendo as lacunas da fase normativa, com o intuito de aclarar essas práticas, antevê-las e, partindo  disso, refletir os ímpetos dos usuários da Contabilidade."   "Ambas as abordagens são acolhidas pela comunidade de pesquisadores."   "As abordagens normativa e positiva, unidas aos órgãos reguladores, têm contribuído na definição dos  padrões e normativas contábeis nos níveis nacional e internacional." 
- 
                                Nunca nem vi!       ;@