SóProvas


ID
4191163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

        O termo relações humanas tem sido empregado, com freqüência, para referir-se às relações interpessoais entre uma pessoa e outra, entre membros de um grupo e entre grupos em uma organização ou sociedade. A qualidade das relações interpessoais pode ser o diferencial na criação tanto de um ambiente profissional mais produtivo, como também de relacionamentos sociais.

         Há dez anos, o sucesso de uma pessoa era mensurado por suas competências técnicas, mas, com o desenvolvimento de conceitos como competência interpessoal e inteligência emocional, esse enfoque mudou. Hoje, as competências comportamentais são mais valorizadas que as técnicas, e quem não as reconhece como tal, provavelmente, estará frustrando o mundo do trabalho e a sociedade de modo geral.

Tendo o texto acima por referência inicial, julgue o item seguinte, relativo às relações humanas nos grupos de trabalho. 

As relações humanas acontecem por meio do processo de comunicação. Quando na comunicação entre duas pessoas a mensagem é distorcida ou mal-interpretada, diz-se que há um bloqueio na comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Ruído

    São as interferências que ocorrem no significado da mensagem, sendo muitas vezes decorrências das barreiras à comunicação. Pode-se considerar que o ruído não está nem no emissor nem no receptor, mas pode ser criado como consequência de suas atitudes.

    Fonte: Estratégia Concursos

    gab. E

  • Bloqueio é quando a mensagem é interrompida. Quando não tem bloqueio a comunicação é eficaz (a comunicação é completa).

    Já o ruído podemos relacionar à eficiência da comunicação (o canal não tem ruídos).

  • As relações humanas acontecem por meio do processo de comunicação. Quando na comunicação entre duas pessoas a mensagem é distorcida ou mal-interpretada, diz-se que há um bloqueio na comunicação.

    O certo seria: Dizem que há um ruído.

  • GABARITO ERRADO.

    Na verdade, no caso citado em questão, houve ruído na comunicação.

    Quando a comunicação não se estabelece ou não se realiza entre as pessoas que estão juntas, ou entre equipes, é possível afirmar que existe três possíveis problemas:

    • Filtragem: Quando uma mensagem é recebida apenas em parte, a comunicação existe, mas há o que se chama de filtragem. As pessoas, por conta de sua experiência de vida, religião, modo de criação ou perspectiva de ver o mundo, filtram as mensagens, interpretando como querem ou selecionando o que querem.
    • Bloqueios: Há bloqueio na comunicação entre duas pessoas quando a mensagem não é captada e a comunicação, interrompida. Neste caso, a mensagem é até enviada, mas a comunicação não estabelecida porque não há compreensão dos fatos.
    • Ruídos: Chama-se ruído o tipo de comunicação entre duas pessoas ou em grupo quando a mensagem é distorcida ou mal interpretada. Exemplos práticos deste tipo de problema é a brincadeira do telefone sem fio e as fofocas dentro das empresas: uma determinada informação é repassada, só que ela é distorcida, e muitas vezes mal interpretadas, e com caráter proposital.

  • Gabarito: Errado.

    Bloqueio Barreiras

    Comunicação eficiente “relação com os meios”:

    - O emissor fala bem;

    - O transmissor funciona bem;

    - O canal não tem ruído;

    - O canal é o meio mais apropriado;

    - O receptor funciona bem;

    - O destinatário ouve bem;

    - Não há ruídos ou interferências internas ou externas.

    - O relacionamento entre emissor e destinatário é bom.

    Comunicação eficaz “transmitir uma mensagem com significado”:

    - A mensagem é clara, objetiva e unívoca;

    - O significado é consoante e consistente;

    - O destinatário compreende a mensagem;

    - A comunicação é totalmente completada;

    - A mensagem torna-se comum a ambas as partes;

    - O destinatário fornece retroação (feedback) ao emissor, indicando que compreendeu perfeitamente a mensagem;

    - O significado da mensagem é o mesmo para o emissor e para o destinatário;

    - A mensagem transmitida produz alguma consequência.

    Fonte: Comunidade QC + anotações pessoais.