-
GAB B
I.V
II.F O acesso à informação é um direito de todos os cidadãos, garantido pela legislação vigente. Nesse contexto, a entidade pública deve garantir que a informação esteja disponível, pois a disponibilidade é a qualidade da informação que não pode ser utilizada por indivíduos.
III.F Na perspectiva da Administração por Objetivos, o gerente formula os objetivos de desempenho para o subordinado. A formulação de objetivos é um processo autoritário e individual, sem o envolvimento das demais partes interessadas, nem mesmo do subordinado.
-
NÃO ENTENDI PORQUE A LETRA B ESTÁ CORRETA ? SENDO QUE VOCÊ COLOCOU A ULTIMA TAMBÉM NO SEU COMENTÁRIO
-
A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre a Administração por Objetivos, bem como noções de direito constitucional, é o caso dos itens I e II. Vamos analisar os itens apresentados e ver quais estão corretos ou não.
I. CORRETO. De acordo com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP, 2019) "A administração pública tem o poder de regular e gerar obrigações e deveres para a sociedade, assim, as suas decisões e ações normalmente geram efeitos em larga escala para a sociedade e em áreas sensíveis. O Estado é a única organização que, de forma legítima, detém o poder de constituir unilateralmente obrigações em relação a terceiros. Portanto, a administração pública só pode fazer o que a lei permite, enquanto que a iniciativa privada pode fazer tudo o que não estiver proibido por lei. Essa legalidade fixa os parâmetros de controle da administração e do administrador, a fim de evitar desvios de conduta".
II. INCORRETO. O acesso à informação é um direito de todos os cidadãos, garantido pela legislação vigente. Nesse contexto, a entidade pública deve garantir que a informação esteja disponível, pois a disponibilidade é a qualidade da informação que não pode ser utilizada por indivíduos.
A disponibilidade é a garantia de que a informação poderá ser acessada pelos indivíduos que por ela tenham interesse.
III. INCORRETO. Na perspectiva da Administração por Objetivos, o gerente formula os objetivos de desempenho para o subordinado. A formulação de objetivos é um processo autoritário e individual, sem o envolvimento das demais partes interessadas, nem mesmo do subordinado.
Na Administração por Objetivos, a participação de gerente e subordinados é indispensável para o estabelecimento dos objetivos comuns e para a definição das áreas de responsabilidades e resultados esperados. Nada de autoritarismo, há, na verdade, um espírito democrático.
Após verificar cada um dos itens, podemos marcar a alternativa que aponta para a existência de apenas uma alternativa correta, "B".
GABARITO: B
Fontes:
ENAP: Estruturas Organizacionais e o Estado, módulo 1, 2019
-
Para
respondermos à questão, vamos à análise das alternativas:
I. CERTO. A Administração Pública tem o poder de regular e gerar obrigações
e deveres para a sociedade. Essa atribuição deriva do Princípio da Supremacia
do Interesse Público sobre o Privado e da função regulatória exercida pelo
Estado. Com isso, o Estado é o detentor legítimo do poder de exigir de
particulares obrigações de cumprir as leis de forma unilateral, exercendo,
assim, o Poder Extroverso do Estado. Sendo assim, o item está correto.
II. ERRADO. Segundo o artigo 4º, da Lei 12.527/2011, a disponibilidade
da informação é a qualidade que a informação possui de ser conhecida e
utilizada por qualquer pessoa. Sendo assim, o item em análise está errado.
III. ERRADO.
No modelo de Administração por Objetivos
(APO), o gestor formula os objetivos de desempenho do subordinado em comum
acordo. Além disso, a APO enfatiza uma gestão participativa, com o envolvimento
das partes interessadas. Sendo assim, o item em análise está errado.
Assim,
podemos afirmar que está correto apenas o item I.
Gabarito do Professor: Letra B.
-
Gabarito B
I. Essa atribuição da Administração Pública deriva do Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o Privado e da função regulatória exercida pelo Estado, sendo este detentor legítimo do poder de exigir de particulares obrigações de cumprir as leis de forma unilateral.
II. A disponibilidade da informação é a qualidade que a informação possui de ser conhecida e utilizada por qualquer pessoa.
III. No modelo Administração por Objetivos (APO) o gestor formula os objetivos de desempenho do subordinado em comum acordo enfatizando uma gestão participativa, com o envolvimento das partes interessadas.
-
GABARITO: LETRA B
COMENTÁRIO DO PROFESSOR PARA QUEM NÃO TEM ACESSO.
Para respondermos à questão, vamos à análise das alternativas:
I. CERTO. A Administração Pública tem o poder de regular e gerar obrigações e deveres para a sociedade. Essa atribuição deriva do Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o Privado e da função regulatória exercida pelo Estado. Com isso, o Estado é o detentor legítimo do poder de exigir de particulares obrigações de cumprir as leis de forma unilateral, exercendo, assim, o Poder Extroverso do Estado. Sendo assim, o item está correto.
II. ERRADO. Segundo o artigo 4º, da Lei 12.527/2011, a disponibilidade da informação é a qualidade que a informação possui de ser conhecida e utilizada por qualquer pessoa. Sendo assim, o item em análise está errado.
III. ERRADO. No modelo de Administração por Objetivos (APO), o gestor formula os objetivos de desempenho do subordinado em comum acordo. Além disso, a APO enfatiza uma gestão participativa, com o envolvimento das partes interessadas. Sendo assim, o item em análise está errado.
Assim, podemos afirmar que está correto apenas o item I.
FONTE: José Manoel Farias, Analista - Administrador na Fundação Hemocentro-DF, MBA em Gestão Empresarial-FGV., de Administração Geral, Administração Pública, Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)