-
B
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
-
✅Letra B
Quanto a primeira afirmativa, temos como base a teoria abaixo:
Segundo Pereira* (2011, p. 1) são características da Administração Pública:
• praticar atos tão somente de execução – estes atos são denominados atos administrativos; quem pratica estes atos são os órgãos e seus agentes, que são sempre públicos;
• exercer atividade politicamente neutra - sua atividade é vinculada à Lei e não à Política;
• ter conduta hierarquizada – dever de obediência - escalona os poderes administrativos do mais alto escalão até a mais humilde das funções;
• praticar atos com responsabilidade técnica e legal – busca a perfeição técnica de seus atos, que devem ser tecnicamente perfeitos e segundo os preceitos legais;
• caráter instrumental – a Administração Pública é um instrumento para o Estado conseguir seus objetivos. A Administração serve ao Estado.
• competência limitada – o poder de decisão e de comando de cada área da Administração Pública é delimitada pela área de atuação de cada órgão.
*PEREIRA, Jazon. Administração Pública. 2011
-
Alguém sabe fundamentar essa II? Pq eu não entendi nada
-
O BSC organiza-se em torno de quatro perspectivas: financeira, do cliente, interna e de inovação e aprendizagem. O nome Balanced Scorecard reflete o equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazos; entre medidas financeiras e não-financeiras; entre indicadores de tendência e ocorrências; entre perspectiva interna e externa do desempenho.
-
Para respondermos à questão,
vamos à análise das alternativas:
I. CERTO.
A alternativa em análise está correta, pois,
desde a implantação do modelo burocrático de administração pública, ela possuía
a finalidade de atender ao interesse público, o qual tem no Estado seu condutor
e aplicador. Uma vez que o Estado tem por fim o interesse público, a
Administração Pública torna-se ferramenta de execução do Estado. Ademais, a
especialização e a eficácia dos atos públicos são características relacionadas à
concretização da ações do Estado.
II. ERRADO.
As metas representam o valor do indicador no
futuro. O indicador representa o grau de atingimento das metas. Além disso, no
Balanced Scorecard, as metas de longo prazo expressam o desempenho futuro
desejado para a soma de determinados indicadores de curto prazo. Portanto,
podemos afirmar que essa alternativa está errada.
Sendo
assim, está correto apenas a alternativa I.
Gabarito do Professor: Letra B.
-
Sobre a II, acho que o erro está em dizer que as metas representam o valor no passado, pois se é meta é para o futuro.
Não tenho certeza, se puderem fundamentar melhor :)
-
Ano: 2008 Banca: Órgão: Prova:
O Balanced Scorecard (praticamente sem tradução no Brasil) é uma ferramenta recente que permite à alta administração focalizar a atenção de suas organizações nas estratégias para o sucesso a longo prazo. Por essa razão, é correto afirmar que:
A
o desempenho operacional de curto prazo tem importância reduzida, em face da orientação de autores no sentido da prevalência do caráter holístico do Balanced Scorecard nas organizações.
B
a conhecida e tradicional ordenação de temas organizacionais típicos da abordagem contingencial de Lawrence e Lorsch perde relevância em função da criação de processos críticos gerenciais listados pelos estudiosos da nova ferramenta, críticos que são da ordenação de temas organizacionais que não consideram o caráter sistêmico, hoje tão presente.
C
as estruturas conceituais derivadas de processos e programas cedem lugar ao caráter ideológico do scorecard que trouxe uma nova forma de avaliar os esforços organizacionais, preterindo recentes esforços teóricos importantes como a abordagem estruturalista de Etzioni, em benefício deste seu caráter ideológico.
D
as metas definidas para as unidades constitutivas das organizações, as equipes e comitês de trabalhos são agora balanceadas e a unidade que melhor demonstrar possibilidades de sucesso num determinado projeto assume a liderança e segue até outro momento de análise que também considere as unidades, equipes e comitês anteriormente em cogitação.
E
E
não elimina o papel dos indicadores financeiros, mas integra esses indicadores a um sistema gerencial mais equilibrado que vincula o desempenho operacional de curto prazo a objetivos estratégico
-
Ano: 2008 Banca: Órgão: Prova: SENADO FEDERAL
-
OBS. AS METAS SÃO DE CURTO PRAZO E TEMPO DETERMINADO.
JÁ OS OBJETIVOS SÃO MAIORES DO QUE AS METAS E EM TEMPO CONTINUO.
A QUESTÃO DIZ QUE AS METAS SÃO DE LONGO PRAZO ESTÁ ERRADO
-
Gabarito: B
I. A Administração Pública é um instrumento para o Estado conseguir seus objetivos. Uma de suas características é a busca da perfeição técnica de seus atos, que devem ser tecnicamente perfeitos e segundo os preceitos legais.
-
No item II o erro está em dizer passado ,que devia ser Futuro.
-
GABARITO: LETRA B
COMENTÁRIO DO PROFESSOR PARA QUEM NÃO TEM ACESSO.
Para respondermos à questão, vamos à análise das alternativas:
I. CERTO. A alternativa em análise está correta, pois, desde a implantação do modelo burocrático de administração pública, ela possuía a finalidade de atender ao interesse público, o qual tem no Estado seu condutor e aplicador. Uma vez que o Estado tem por fim o interesse público, a Administração Pública torna-se ferramenta de execução do Estado. Ademais, a especialização e a eficácia dos atos públicos são características relacionadas à concretização da ações do Estado.
II. ERRADO. As metas representam o valor do indicador no futuro. O indicador representa o grau de atingimento das metas. Além disso, no Balanced Scorecard, as metas de longo prazo expressam o desempenho futuro desejado para a soma de determinados indicadores de curto prazo. Portanto, podemos afirmar que essa alternativa está errada.
Sendo assim, está correto apenas a alternativa I.
FONTE: José Manoel Farias, Analista - Administrador na Fundação Hemocentro-DF, MBA em Gestão Empresarial-FGV., de Administração Geral, Administração Pública, Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)