Entre as ideias mais debatidas desde o século XVII, no movimento do Iluminismo e, ao longo dos séculos XVIII e XIX chamam particular atenção o Liberalismo e o ideário socialista.
Os pensadores que articularam o que será conhecido e difundido como Liberalismo eram europeus, tais como John Locke, Voltaire, Montesquieu, Jean Jacques Rousseau. Jean Baptiste Say, François Quesnay e Adam Smith.
A difusão de suas ideias e propostas foi bem maior do que aquelas do movimento renascentista não só por conta do barateamento das publicações como também pelo maior percentual de populações capazes de ler e escrever. Há, em certa medida, uma “democratização" do Conhecimento.
Assim sendo, ideias liberais chegam à América na bagagem de estudantes, viajantes, políticos e proprietários dispostos a aumentar a produção e a produtividade de suas terras. Essas ideias liberais fundamentam a luta pela libertação das áreas coloniais da América.
A primeira região a estabelecer a sua independência é aquela das Treze Colônias Inglesas na América do Norte. Na esteira da ruptura dos laços com a metrópole inglesa forma-se o primeiro Estado Liberal moderno, regido por uma constituição votada e escrita: os Estados Unidos da América.
Pelo ângulo econômico estabelece-se uma lógica econômica que rejeita a intervenção do Estado no funcionamento – mecânico- do equilíbrio intrínseco da economia. Tal equilíbrio era entendido como inerente ao ser humano e, capaz de ser alcançado através das “ Leis do Mercado".
Percebe-se que o ideário do Liberalismo, enquanto filosofia e projeto político-econômico, é base para a formação dos Estados liberais na América após a independência. Portanto, a afirmativa apresentada não está correta.
Gabarito do Professor: ERRADO.