SóProvas


ID
4192792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação à formação e à consolidação dos estados americanos, julgue o próximo item.


Ainda que concebida de formas variadas, a ideia de cidadania foi central em diferentes nações que se tornaram independentes nas Américas.

Alternativas
Comentários
  • O conceito ou a estruturação da cidadania nos estados latino-americanos independentes é baseado nos ideais europeus construídos a partir do Liberalismo teórico anglo-francês e das práticas revolucionárias como a Revolução Francesa. Isto é fato. 
    A luta dos americanos contra o colonialismo europeu no final do século XVIII e durante todo o século XIX, embora com limitações e especificidades de cada região, leva à instalação de Estados constitucionais de lógica minimamente liberal, baseado na ação de cidadãos, aqueles que, na verdade, constroem ( ou deveriam construir) a vida política. 
    No entanto, a concepção de cidadania nos Estados americanos tem, claramente, uma dimensão colonial. O projeto de constituição tinha um caráter moderno/colonial do constitucionalismo, que pregava um discurso de civilização e progresso, ao mesmo tempo em que encobre a lógica colonial de sujeição e exploração. O desfecho do processo de independência não significou a radical transformação da situação social e política vivida pelas populações latino-americanas. 
    A manutenção dos privilégios das elites locais fez com que muitas das questões da antiga América Ibérica permanecessem presentes ao longo da História latino-americana, marcando uma cidadania limitada, mesmo que teoricamente democrática. No entanto, pilar fundamental da estrutura política dos novos Estados. 
    A afirmativa apresenta uma ideia de História correta !

    Gabarito do Professor: CERTO.