Os diferentes processos de libertação das colônias europeias da América e estruturação de novos Estados soberanos podem ser qualificados como “liberais" em grande medida, apesar das contradições vividas, como por exemplo a manutenção da escravidão como forma de utilização de mão-de-obra socialmente aceita.
O processo de libertação bem-sucedido mais antigo da América Latina – anterior a ele só o das Treze Colônias inglesas, é aquele do Haiti, que, em 1804, logra tornar-se independente da França, a partir de uma revolta de escravos africanos. A luta pela independência foi iniciada em 1801.
Uma das lideranças do movimento em 1804 foi Toussaint Louverture, e, depois de sua morte, Dessalines. Ambos negros.
É o único movimento de libertação do continente americano que tem liderança negro, mesmo com a participação das elites vinculadas à exportação e à grande propriedade. É um processo difícil, com marchas e contramarchas e violento. Mas, foi o único movimento libertário com a presença maciça e liderança de escravos e libertos.
A partir da libertação do Haiti, baseada em ideais herdados da revolução Francesa, desenvolve-se em todo o continente americano o medo de uma revolução de escravos e libertos africanos. É o que será chamado de Haitianismo: medo de instalação de uma república de ex-escravos africanos com sério conteúdo igualitário
A afirmativa está correta.
Gabarito do Professor: CERTO.