SóProvas


ID
4193284
Banca
FUVEST
Órgão
FUVEST
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a revolução cultural ocorrida na China, a partir de 1966, é correto afirmar que se tratou de

Alternativas
Comentários
  • A Revolução Cultural Chinesa foi uma reação de Maó Tsé-tung, que buscava reafirmar seu poder após o desastre do Grande Salto para Frente (1958-1962). Envolveu o expurgo de opositores do regime, entre eles intelectuais ou mesmo críticos dentro do próprio partido.

    Gabarito: Letra D

  • No começo de 1912, a China tornou-se uma república. Á frente do movimento revolucionário estava o Partido Nacionalista (Kuomitang), fundada pelo médico Sun Yat-sen.

    A morte desse medico permitiu que Chiang Kai-shek expurgasse a ala esquerda do Kuomitang e vencesse os comunistas que, no inicio do ano, haviam conseguido vitorias expressivas. Derrotados, os comunistas vão demorar um certo tempo para se recuperarem.

    Em julho de 1937, os japoneses invadiram o norte da China. Chiang Kai-shek, forçado pela pressão popular, aceitou a criação de uma frente [unica antijaponesa. No final de 1945, as relações do Partido Comunista da China com o Kuomitang se deterioravam. Instigados pelos EUA, Chiang Kai-shek, em março de 1946, iniciou os ataques contra os comunistas, no Norte do país.

    O Exercito Vermelho, comandado por Lin Piao, tomou as grandes cidades no início de 1946. Diante da situação, Chiang Kai-shek e os seus fugiram para a Ilha Taiwan (Formosa), onde, sob proteção dos EUA, fundaram a China Nacionalista

    No dia 1 de outubro de 1949, Mao Tsé-tung proclamou o nascimento da República Popular da China. Chu En-lai tornou-se Primeiro Ministro.

    No poder, os comunistas realizaram uma reforma agrária, reprimiram e assassinaram adeptos do antigo regime, estabilizaram a economia ( seguindo o modelo sovietico) e invadiram o Tibete, incorporando-o à China.

    Visando aumentar a produção industrial e agrícola, a partir de 1958, iniciou-se o programa chamada de Grande Salto Adiante. Acreditou-se que através da mobilização ideológica era possível superar o atraso da China. Foi um erro, pois emergiram graves problema na produção e no abastecimento.

    No inicio da década de 60, a China rompeu com a União Soviética e Mao Tsé-tung deu inicio, em 1966, à Revolução Cultura. Na ânsia de destruir os últimos vestígios do capitalismo, os guardas vermelhos, supremos guardiões da Revolução Cultural, cometeram muitos abusos, capazes até de não ser possível escrever nessa pagina.

    Diante disso, nota-se que a resposta só poderia ser a letra D.