SóProvas


ID
4193665
Banca
FUVEST
Órgão
FUVEST
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No Brasil, do mesmo modo que em muitos outros países latinoamericanos, as décadas de 1870 e 1880 foram um período de reforma e de compromisso com as mudanças. De maneira geral, podemos dizer que tal movimento foi uma reação às novas realidades econômicas e sociais resultantes do desenvolvimento capitalista não só como fenômeno mundial mas também em suas manifestações especificamente brasileiras.

Emília Viotti da Costa, “Brasil: a era da reforma, 1870-1889”. In: Leslie Bethell, História da América Latina, v.5. São Paulo: Edusp, 2002. Adaptado.


A respeito das mudanças ocorridas na última década do Império do Brasil, cabe destacar a reforma

Alternativas
Comentários
  • A questão refere-se à chamada Lei Saraiva (decreto 3 029, de 09.01.1881), que alterou elementos importantes do sistema eleitoral, substituindo o voto indireto (eleitores de primeiro e segundo graus) pelo voto direto e explicitamente impedindo a participação dos analfabetos – algo que não fora mencionado na Constituição de 1824.

    fonte:

  • Lei Saraiva: Proibiu o voto de analfabetos, além de ter adotado eleições diretas para todos os cargos eletivos do Império: senadores, deputados à Assembleia Geral, membros das Assembleias Legislativas Provinciais, vereadores e juízes de paz.

    Estabeleceu ainda que os imigrantes de outras nações, em particular a elite de comerciantes e pequenos industriais, e os que não fossem católicos, religião oficial do Império, poderiam se eleger, desde que possuísse renda não inferior a duzentos mil réis.

  • A lei saraiva foi declarada durante o segundo reinado, por parte de D.Pedro II, estabelecendo o voto direto e proibição aos analfabetos a participar de questões política, potencializando a falta de isogoria do país. Logo, obteve reforma no sistema eleitoral, excluindo parte da população.

    LETRA A

    APMBB