SóProvas


ID
4194094
Banca
FUVEST
Órgão
FUVEST
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de desertificação é definido como a degradação ambiental e socioambiental, particularmente nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas, resultantes de vários fatores e vetores, incluindo as variações e alterações climáticas e as atividades humanas.

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Disponível em http://www.mma.gov.br/.


Dentre as medidas mais adequadas para mitigação dos efeitos da desertificação encontra(m)‐se

Alternativas
Comentários
  • O texto de apoio aborda o processo de desertificação e o enunciado questiona qual alternativa aponta corretamente medidas para a redução dos danos causados.

    A) Construção de rodovias é empreendimento de alto custo ambiental em qualquer circunstância. 

    B) Desmatamento de encostas ajuda a aumentar a desertificação e não a reduzi-la.

    C) Espécies exóticas nunca são a melhor alternativa para reflorestamento sendo especificamente o eucalipto uma das que mais consome água durante seu rápido crescimento contribuindo para aumentar o problema ao invés de reduzi-lo.

    D) É amplamente conhecida a relação entre vegetação natural e o ciclo hidrológico. Recuperar vegetação nativa contribui decisivamente para reduzir e em alguns casos reverter a desertificação.Alternativa correta.  

    E) Saneamento básico não possui relação direta com processo de desertificação. Redução do consumo de água influi, mas fossas sépticas normalmente usam água então não representam avanço na redução da desertificação. 


    Gabarito do Professor: Letra D.






     
  • Mitigação: Alívio

    Uma das medidas que podem ser feitas para amenizar a desertificação é de alguma maneira prevenir o desmatamento da região e tentar suprir a perda de vegetação replantando espécies que são nativas da área.

    Gabarito: Letra D

  • a ação antrópica humana contribui com a DESERTIFICAÇÃO (mas o homem n é sozinho o causador), através, por exemplo, da retirada da mata. logo, deve-se plantar novamente, com ênfase em espécies NATIVAS