SóProvas


ID
4194298
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 05 de novembro de 2017 completaram-se dois anos do pior acidente da história da mineração brasileira, ocorrido no município de Mariana, Minas Gerais, tendo como causa o rompimento da barragem do Fundão, controlada pela mineradora Samarco. O acidente acabou por liberar 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração dentre os quais podem ser encontrados óxido de ferro, água e lama.

Sobre esse desastre ecológico, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) gabarito

    b) essa aq é absurda né, a primeira q a gt elimina...

    c) óxido de ferro não é um composto molecular ( lig covalente) , mas uma ligação iônica. Lembrando que ligações iônicas são de Ametal- metal, respectivamente oxigênio e ferro. Ligações covalentes são ametal- ametal. errada

    d) metais de transição são da família B, o silício é da família 4A. obs: o ferro é metal de transição, isso eh verdade :)

    falei alguma besteira? me corrija!

  • O rompimento da barragem da mineradora provocou uma enxurrada de lama e água com rejeitos de mineração, como óxido de ferro, formando uma cobertura muito dura, que impede o desenvolvimento de muitas espécies ou de sucessão ecológica na região. O solo está se tornando pobre em matéria orgânica e o pH está mudando. Todo o ecossistema está sofrendo alterações severas, como a morte de peixes, através da alta deposição de lama nos rios, que ocasiona a falta de oxigênio e obstrução de suas brânquias.

    Gabarito da questão

    Alternativa A