SóProvas


ID
4196335
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O ideal de igualdade vivenciado pela comunidade de Caldeirão de Santa Cruz (1926-1937), até ser destruído pela força dos latifundiários e do presidente Getúlio Vargas, tinha por base o:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    A comunidade religiosa do Caldeirão, liderada pelo beato José Lourenço, descendente de negros alforriados e discípulo de Padre Cícero, ousou desafiar o poder do latifúndio e propor uma sociedade mais justa e humanitária, mas foi brutalmente reprimida pelas forças do estado.

    O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, no município de Crato, Cariri Cearense, era composto por milhares de camponeses e romeiros que vivam na comunidade, trabalhavam coletivamente e dividiam o lucro com a compra de remédios e querosene.

    Ela chegou a ter mais de mil moradores e recebeu flagelados da seca de 1932 que assolou o nordeste.

    A organização da comunidade teria incomodado os coronéis, latifundiários e ,posteriormente, o governo Getúlio Vargas. Em 1937, acusados de comunistas, eles teriam sido bombardeados pelas forças do Governo Federal e da Polícia Militar do Ceará e enterrados em vala comum.

    O episódio pode ter sido o maior massacre da história brasileira, com mais de mil mortos.

    76 anos depois, os corpos dos romeiros ainda não foram encontrados e não existe um documento oficial que registre o acontecimento. O exército nega o massacre.

  • essa foi no "chute", santa cruz só associei com religiosidade ou catolicismo, como a questão traz