Gabarito: A) Durante a Era Vargas, houve a revolução industrial brasileira propriamente dita, com a implantação da indústria de base ✔
B) O Plano de Metas foi o programa implantado por Getúlio Vargas que criou a Petrobras
→Vargas criou a Petrobras, já o Plano de Metas foi JK
C) A desindustrialização ocorreu a partir da década de 1930, pois todo o território paulista já estava industrializado.
→A primeira parte está correta, já a segunda não está. Creio que havia indústrias em SP, mas não em todo território.
D) Na Era Vargas, houve uma demanda muito grande com o capital externo, pois a entrada de multinacionais foi exagerada e Vargas perdeu o controle da dívida externa.
→O capital externo foi necessário para formar a indústria de base, no entanto, Vargas tinha um certo controle sobre isso, visto que sabia do risco da alta influência e controle que o capital externo poderia exercer sobre a economia nacional. Justamente o contrário do que cita a alternativa D.
A diferença entre os dois governos estava centrada exatamente na questão do capital externo. A administração Vargas procurava ter mais controle e autonomia frente aos investidores estrangeiros, inclusive considerando que havia um certo nível de conflito entre autonomia nacional e capital externo. Sendo assim, a figura do Estado assume um papel relevante, em razão de sua capacidade de definir um arranjo institucional baseado em crenças e ideologias, ao mesmo tempo que define normas, leis e regras institucionais formais para o alcance dessa estratégia. Especificamente em relação ao capital internacional, é necessário a construção de um arranjo institucional que minimize sua influência, mas não sua participação, nos objetivos gerais decididos internamente.
O mesmo não se pode dizer da administração JK, que não via conflito, nem risco a soberania, nessa relação.
fonte: → abphe.org.br/arquivos/2015_alexandre_black_albuquerque_desenvolvimentismo-nos-governos-vargas-e-jk.pdf