-
SAEB
CONHECIDO TBM COMO AVALIAÇÃO EXTERNA.
É UM DOS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DOS SISTEMAS DE ENSINO E REDIRECIONAMENTO DAS METAS DAS UNIDADES ESCOLARES.
É UMA AVALIAÇÃO APLICADA A CADA 2 ANOS, SENDO O ANO DE APLICAÇÃO ÍMPAR E A DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS NO ANO PAR.
RECENTEMENTE HOUVE ALTERAÇÕES IMPORTANTES NO SAEB (PORTARIA N 366 DE 29 DE ABRIL DE 2019).
-
SAEB 2021, saindo do forno. Novidades previstas pela BNCC e pelo novo ensino médio.
Antes: Forma bienal, 2º, 5º e 9º anos do EF e 3º do EM. Língua portuguesa e matemática.
Atual 2021: Anualmente para todas as séries da Educação Básica a partir do 2º ano. Todas as áreas do conhecimento.
Novidades: educação infantil, avaliada bienalmente.
Novo ensino médio: avaliado anualmente, será uma alternativa para ingresso no ensino superior.
Bons estudos !
-
Até 2005, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) era apenas um exame, aplicado a cada dois anos, a uma amostra de alunos de cada estado, acompanhado de um questionário. Apesar de limitado, tratava-se de ferramenta útil, que permitia acompanhar o desempenho médio dos alunos e estabelecer correlações estatísticas entre esse desempenho e um conjunto de variáveis apuradas pelo questionário.
Em 2005, o SAEB foi reformulado, a partir da realização da primeira avaliação universal da educação básica pública. Mais de três milhões de alunos da quarta e da oitava séries das escolas públicas urbanas realizaram a Prova Brasil, graças à adesão de governos estaduais e municipais, cientes das dificuldades de construir um sistema próprio de avaliação14 e da necessidade de um sistema nacional de avaliação que acompanhasse as condições de ensino e aprendizagem dos conteúdos que asseguram formação básica comum, sobretudo em língua portuguesa e matemática. Registre-se que a LDB já determinava aos entes federados “integrar todos os estabelecimentos de ensino fundamental15 do seu território ao sistema nacional de avaliação do rendimento escolar”.