-
Gabarito C - do Estado e o capital da burguesia.do financiamento dos bancos europeus.
o Estado português representado pelo então Rei D. João I (Dinastia de Avis) consegue apoio da burguesia mercantilista portuguesa que via nas navegações uma oportunidade para lucrar.
obs: não conheço essa relação de financiamento de bancos europeus as Grandes Navegações
-
"Portugal foi a primeira nação a financiar expedições marítimas. Vários fatores contribuíram para esse pioneirismo: a existência de bons portos; a familiaridade portuguesa com o mar, devido à grande atividade pesqueira desenvolvida na região; uma burguesia enriquecida e disposta a investir para aumentar seus lucros; a paz interna e a centralização do poder. Portugal foi o primeiro reino a se unificar, formando um estado nacional."
(...) "a Espanha lançou-se à exploração dos mares quase um século depois de Portugal."
"A Espanha não hesitou em dar o empreendimento ao estrangeiro Cristóvão Colombo."
Conclui-se que o estado e também os burgueses da época foram os financiadores dos empreendimentos marítimos.
FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Idade_Moderna#:~:text=A%20Idade%20Moderna%20foi%20um,Idade%20M%C3%A9dia%20em%201453%20d.C..
-
A letra em que traz como certa a alternativa deveria falar de "burgueses" e não se "burguesia", uma vez que a concepção de burguesia aparecerá posteriormente.
-
a) A Igreja Católica apoiou as Grandes Navegações, mas não por meio do financiamento total da empreitada. ITEM INCORRETO.
b) A palavra “todos” geralmente denota extrapolação em questões de concursos públicos. Os reis tinham outras despesas, que não vinculadas ao processo das Grandes Navegações. ITEM INCORRETO.
c) ITEM CORRETO.
d) O processo de Expansão Marítima não foi uma empreitada dos bancos europeus. ITEM INCORRETO.
Resposta: C