O início do segundo reinado foi em 1840. Pedrinho com 14 anos foi declarado imperador. Já vi livros citando 13 e 14 então não sei.
A) Noite das Garrafadas: A insatisfação popular com Dom Pedro I gerou o ocorrido em 13 de março de 1831, na cidade do Rio de Janeiro. O partido que era a favor do rei organizou uma festa para o retorno do rei de MG, fato que corroborou a insatisfação popular para com ele. Rolou uma treta de 5 dias o que influenciou sua abdicação .
B) Abdicação de Dom Pedro I: Em 1831 recebeu um "aviso" para abdicar o trono do general Francisco de Lima e Silva, portanto não é a data do segundo reinado.
Gabarito:
C) Golpe da Maioridade (1840) ✔ : Questão citou a data para facilitar, visto que Pedrinho entrou no poder com o golpe da maior idade, visto como um estabilizador para a instabilidade política do período regencial.
Embora não esteja no edital da PMPR, cabe ressaltar que o período regencial foi marcado pelo avanço liberal
C) Confederação do Equador: Confederação do Equador foi um movimento revolucionário de caráter republicano e separatista que eclodiu no dia 2 de julho de 1824 em Pernambuco, se alastrando para outras províncias do Nordeste do Brasil.
O Golpe da maioridade foi o momento em que a cúpula política que cuidava de Pedrinho decidiu colocá-lo no poder, mesmo sendo muito novo para isso, com 14 anos de idade.
Essa decisão foi baseada por uma série de fatores, mas a principal delas está no fato de que o país vivia na época em um contexto político conturbado, com várias tentativas de independências e movimentos de rebeldias nas províncias e o modelo adotado após a saída de D. Pedro I , o governo regente, não estava dando conta do recado.
Gabarito C