SóProvas


ID
4198300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tendo em vista que, em sua atuação na área de saúde, o(a) assistente social é demandado a intervir em situações que envolvam direitos reprodutivos, saúde da mulher, proteção social à mulher, entre outras interfaces sociais, julgue o item a seguir.

Nos casos de aborto autoprovocado, o(a) assistente social, em cumprimento ao seu código de ética profissional, deve comunicar o fato às forças de segurança pública.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. Protegido pelo Art.5° da CF, que estabelece que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas. E segundo art.154 do Código Penal, o segredo profissional é inviolável, e caracteriza-se como crime o ato de revelar, sem justa causa, segredo, de quem tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem. O sigilo é um dever ético e legal da assistência à saúde e do profissional de Serviço Social (Brasil, 2011b). O sigilo garante a confidencialidade das informações em saúde e o direito à privacidade da mulher que busca acolhimento.

  • Errei por achar q oq descreve o art 18 valeria na questão.

    Art. 18 A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do/a usuário/a, de terceiros/as e da coletividade.

    Penei q um auto aborto tras sequelas psicologicas a uma mãe, a qual ação possa ser recorrente do usuário.

  • Rapaz, uma questão dessa e de grande importância o comentário dos professores.

  • Discordo do gabarito. Vejamos: Art. 18 A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do/a usuário/a, de terceiros/as e da coletividade. 36 Código de Ética Parágrafo único A revelação será feita dentro do estritamente necessário, quer em relação ao assunto revelado, quer ao grau e número de pessoas que dele devam tomar conhecimento.

    Aborto é conduta passível de punição no Brasil. além disso, o código de ética preve a proteção integral à vida.