SóProvas


ID
4198339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A proteção social à pessoa com deficiência no Brasil tem entre seus marcos político-normativos a Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência (PNSPPD). Considerando a atuação do(a) assistente social no campo da saúde nesse contexto, julgue o próximo item.


Constituem campo de intervenção da PNSPPD doenças que causam incapacidades permanentes, entre as quais se encontram as doenças cardiovasculares, a hipertensão arterial e a insuficiência coronária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Não sabia que hipertensão fazia parte

  • Professores, comentem nas questões. Por favor !

  • Fiquei com dúvida nessa questão.

  • A despeito de as doenças crônicas apresentarem uma alta probabilidade de gerar incapacidades, elas não configuram como objeto da Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência (PNSPPD) na sua prevenção primária, considerando-se que estão sendo contempladas em políticas específicas. No entanto, as doenças cardiovasculares, a hipertensão arterial, a insuficiência coronária, as doenças do aparelho respiratório (como o enfisema), as doenças metabólicas (como as diabetes mellitus e as nefropatias), as doenças hematológicas (a anemia falciforme, as hemoglobinopatias e as hemofilias), bem como o reumatismo e a hanseníase constituem campo de intervenção desta política a partir de desvantagens e incapacidades delas decorrentes.

    Fonte: Comentário da Colecionadora de Sonhos em uma outra questão sobre a PNSPPD.

  • Correta

    Doenças cardiovasculares, a hipertensão arterial, a insuficiência coronária, as doenças do aparelho respiratório (como o enfisema), as doenças metabólicas (como as diabetes mellitus e as nefropatias), as doenças hematológicas (a anemia falciforme, as hemoglobinopatias e as hemofilias), bem como o reumatismo e a hanseníase constituem campo de intervenção da  Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência  a partir de desvantagens e incapacidades delas decorrentes.

    Fonte; Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência