SóProvas


ID
4198345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A proteção social à pessoa com deficiência no Brasil tem entre seus marcos político-normativos a Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência (PNSPPD). Considerando a atuação do(a) assistente social no campo da saúde nesse contexto, julgue o próximo item.


Devido ao fato de serem vítimas de deficiência no sistema excretor, com limitações em várias esferas da vida, tanto social quanto pessoal, pessoas portadoras de ostomias contam com a proteção da PNSPPD.

Alternativas
Comentários
  • Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência.

  • Correta..

    --As pessoas portadoras de ostomias representam um segmento que pode ser classificado como portador de deficiência, na medida em que houve uma doença prévia que deixou uma deficiência no sistema excretor que produz limitações em várias esferas da vida, tanto social quanto pessoal.

    FONTE;Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência.

  • Conforme o  a  é considerada portadora de deficiência e, por isso, tem os mesmos direitos assegurados pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência ().

    O que é pessoa ostomizada?

    Pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma. Muitos procedimentos cirúrgicos necessários para tratamento do câncer acabam gerando estomas.

    As pessoas ostomizadas possuem os mesmos direitos que a lei garante às pessoas com deficiência?

    Sim. Pessoas ostomizadas são consideradas portadoras de deficiência física e, em razão disso, podem usufruir dos direitos que a lei garante às pessoas com deficiência, desde que cumpridos os demais requisitos (ex.: compra de veículos adaptados com isenção de impostos, Benefício da Prestação Continuada, isenção da tarifa em transporte urbano coletivo, entre outros).

    FONTE: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/ostomizados/1853/15/