SóProvas


ID
4204744
Banca
INEP
Órgão
ENCCEJA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

TEXTO I

    No Brasil, com o fim da escravidão, nada foi oferecido aos libertos além da liberdade — nem escolas, nem terras e muito menos direitos civis.

PAMPLONA, M. A. Direitos suados e lembrados. Revista de História da Biblioteca Nacional,

n. 66, mar. 2011 (adaptado).


TEXTO II

    A taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade era de 13,3% para pretos em 2009, de 13,4% para pardos e de 5,9% para brancos.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br. Acesso em: 26 abr. 2011.

A forma como ocorreu a abolição da escravidão no Brasil está relacionada à histórica desigualdade de acesso à educação entre brancos e negros no país. Tal relação se deu porque o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (B)

    Embora houve a abolição da escravatura em 1888 pela lei Áurea, ela não foi acompanhada de um projeto de políticas públicas que integrasse socialmente a população negra após sua "libertação". Ficando eles, portanto, abandonados e marginalizados.

    Bons estudos!

  • GABARITO LETRA B- abolição não foi acompanhada das reformas necessárias para a inclusão social dos libertos e seus descendentes.

    A lei que oportunizou o fim da escravidão chama-se Lei Áurea, porém, como na questão mesmo diz, não houve políticas públicas para inserir os libertos na sociedade

    -Lei Áurea (1888): fim da escravidão. 

    1. não pode ser vista como uma concessão da monarquia, sendo resultado de um longo processo de luta e resistência que contou com a presença ativa de escravizados e escravizadas para sua libertação do cativeiro. 
    2. Escravizados receberam apoio de muitos setores da sociedade da época ligados ao movimento abolicionista, sendo Luís Gama, filho de escrava e advogado autodidata, um dos personagens mais célebres e atuantes, empenhando-se na libertação de centenas de cativos e cativas. 
    3. Os segmentos da sociedade adeptos do regime escravista defendiam a “emancipação gradual” e nutriam o profundo receio de que a abolição imediata da escravidão trouxesse desorganização econômica e provocasse o caos social. 

  • Não precisa nem ler o texto. Só com o comando da questão já é possível responder. Não houve medidas de reinclusão dos libertos na sociedade.