Se a quantidade de elétrons de A3- é igual a quantidade de prótons de B:
Chamaremos a quantidade de prótons no átomo A de x.
Temos que no estado neutro, o número de prótons é iguala ao número de elétrons. Logo, um estado iônico com carga -3 indica que, além dos X elétrons há 3 elétrons a mais.
Ou seja
X + 3 = Número de prótons de B. Mas, B é isótopo de C que tem 49 prótons.
X + 3 = 49
X = 49 - 3 = 46
X é igual a 46. Como havia combinado de chamar o número de prótons do átomo A de X, concluímos que o número de prótons e elétrons de A no estado neutro é igual a 46
EsPCEx 2022
Não precisa fazer equação.
A quantidade de elétrons do ânion A3- é igual ao número de prótons do átomo B, que, por sua vez, é isótopo do átomo C, que apresenta número de prótons e número de massa, respectivamente, 49 e 98.
98
C
49
Z= 49
A= 98
Retomamos ao texto ...
Dizer que B é isótopo de C é a mesma coisa que dizer que C é isótopo de B
Então ambos tem o mesmo número atômico (Z) que é 49
Por conseguinte, B e C ou C e B também compartilham do mesmo número de eletróns (e-) que é 49 também, uma vez que encontram-se em seu estado fudamental.
Continuando, com o texto o mesmo fala que A3- tem a mesma quantidade de eletróns de B, e como sabemos que B tem o número atômico (Z) 49, que também diz respeito ao seu número de eletróns. Então A3- tem 49 eletróns
Como A3- é um Ânion, isso quer dizer que ele recebeu 3 eletróns a mais do que em seu estado fudamental então disso diz respeito que seu número atômico (Z) é 46.
49-3 = 46