SóProvas


ID
4209187
Banca
Unichristus
Órgão
Unichristus
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Quando um objeto fica sujeito a uma força elástica, seu movimento recebe o nome de movimento harmônico simples. Uma das características desse movimento é que ele é periódico. Isso ocorre porque a partícula, desprezando o atrito, volta a uma certa posição a intervalos de tempo regulares. Esse intervalo de tempo é o período. Por exemplo, você perceberá que a partícula passará pelo centro na mesma direção a intervalos regulares. O período se relaciona com a massa e a constante elástica. Nota-se também que, nos pontos de maior velocidade, o deslocamento é pequeno e, onde o deslocamento é grande, a velocidade é pequena. Por exemplo, na origem (deslocamento igual a zero x = 0), a velocidade é máxima. Quando o deslocamento é máximo (atinge sua amplitude), a velocidade é nula.

Disponível em:<http://efisica.if.usp.br/mecanica/basico/elasticidade/massa_mola/>.


Considere dois sistemas massa-mola C e D cujas energias mecânicas são iguais. Sabendo que as constantes elásticas das molas se relacionam de forma que Kc = 2KD, pode-se afirmar que as amplitudes dos movimentos AC e AD guardam a relação matemática

Alternativas
Comentários
  • A Energia Mecânica é dada pelo somatório da Energia Cinética e das possíveis Energias Potenciais.

    De posse de tal conhecimento, além do fato da amplitude consistir no máximo deslocamento da massa-mola, portanto, a velocidade necessariamente é zero no ponto de amplitude do movimento harmônico, o que anula ambas as energias cinéticas e permanecem a equidade entre as Energias Potenciais Elásticas dos sistemas.

    Munido da informação de que uma constante é o dobro da outro, por relação matemática se chega ao resultado "B".