GABARITO LETRA B- F V F V
(F) O Mercosul — Mercado Comum do Sul — é um bloco de integração regional, com livre circulação de pessoas, mercadorias e capitais, formado por membros plenos, associados e observadores, que têm em comum a adoção da Tarifa Externa Comum.
ERRADO, NÃO TEM LIVRE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS- isso é algo para o futuro, observe o nome do bloco "mercado comum do sul"- que se caracteriza pelo circulação de pessoas, bens, capitais, serviços.).
-Quais são as características atuais do Mercosul? União aduaneiro: fomenta/estimula a competividade no mercado externo (deixa a balança comercial favorável).
- TEC- Tarifa Externa Comum
- Livre comércio: a ideia central é que os países-membros da união aduaneira possam estabelecer comércio de produtos, bens e mercadorias livres de impostos e barreiras fiscais entre si.
-----------------------------
(V) A APEC — Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico — é uma zona de livre comércio que surgiu em decorrência de um intenso desenvolvimento econômico ocorrido na região da Ásia e do Pacífico, engloba países de diferentes regiões e de níveis de desenvolvimentos econômicos.
-----------------------------
(F) O Nafta — Acordo de Livre-Comércio da América do Norte — é uma união aduaneira (NÃO É UMA, QUEM É UMA UNIÃO ADUANEIRA É O MERCOSUL E MESMO ASSIM NÃO TEM LIVRE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS) que objetiva eliminar tarifas alfandegárias entre os países membros e promover a livre circulação de pessoas.
NAFTA-Tratado Alfandegário do Atlântico do Norte. EUA, CANADÁ E MÉXICO, 1994.
- NÃO EXISTEM MAIS, pois o TRUMP NÃO ERA A FAVOR- medida protecionista para a economia americana.
- Criado para fazer frente à UE.
-Característica: Área de livre comercio: acordo multilateral.
- Elimina algumas tarifas alfandegárias.
- Gradativa de mercadorias, mas não pessoas.
(V) A UE — União Europeia — é uma união econômica e política que possibilita livre circulação de capitais, serviços, pessoas e mercadorias, além de possuir uma moeda única.
- Tratado de Shengen (1985): abolição de fronteiras internas, ou seja, livre circulação de pessoas (Reino Unido não quis).
- Tratado de Mastricht (Tratado da União Europeia): mercado comum->pessoas, bens, capitais, serviços.
- Zona do Euro 1999 e a moeda física em 2002 (Reino Unido não quis).