SóProvas


ID
4212085
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1808, D. João, príncipe regente, efetuou a abertura dos portos. Tal medida teve importante significado histórico, pois trouxe, de imediato,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (B)

    A presença da corte Portuguesa alterou profundamente a vida político-econômica e o cotidiano do Brasil Colônia. O Brasil passa ser sede do governo Português e em 28 de Janeiro proclamou a abertura dos portos a todas as nações amigas. Findava-se, dessa forma, o pacto colonial. Para Inglaterra, esse ato representava uma saída para o Bloqueio Continental.

    Bons estudos!

  • Com a abertura dos portos às nações amigas, D. João acabou com o pacto colonial e deu muita autonomia ao Brasil

    D. João criou o Banco do Brasi, Imprensa Régia, Casa da Moeda, Escola de Marinha, Polícia Militar entre outrs

  • A Abertura dos Portos às Nações Amigas foi um ato (decreto) promulgado por D. João VI em 28 de janeiro de 1808. Foi o primeiro decreto emitido pelo príncipe regente de Portugal, após sua chegada ao Brasil juntamente com a família real portuguesa.

     

    Este decreto (carta régia) abriu os portos do Brasil às nações amigas de Portugal. Desta forma, possibilitou o livre comércio entre o Brasil com as nações amigas. Vale dizer que, a principal nação amiga de Portugal, e que se beneficiou muito desse ato, foi a Grã-Bretanha.

     

    De acordo com este decreto, os produtos britânicos podiam entrar no Brasil com taxas alfandegárias (impostos de importação) de 15%. A incidência dos impostos sobre os produtos de outros países era de 24%.

    Fonte: https://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/abertura_portos.htm