SóProvas


ID
4212172
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As fábricas Andorinhas

Cada vez mais, as multinacionais de marca – IBM e a General Motors – insistem que são apenas como qualquer um de nós: caçadores de pechinchas em busca do melhor negócio no shopping global. Elas são consumidores muito exigentes, com instruções específicas relacionadas com projeto sob encomenda, matéria-prima, prazos de entrega e, mais importante, a necessidade dos preços mais baixos possíveis. Mas o que não interessa a eles é a onerosa logística de como esses preços caem tanto; construir fábricas, comprar maquinaria e orçar a mão-de-obra têm sido operações rebatidas diretamente para a quadra de terceiros.

(KLEIN, Naomi. Sem Logo: A Tirania das Marcas em um Planeta Vendido. Disponível em: Acesso em: 24/05/2007)


Na atualidade, as indústrias de alta tecnologia estão imprimindo um novo ordenamento no espaço em busca em maiores lucros. Na “busca do melhor negócio no shopping global”, as indústrias de alta tecnologia

Alternativas
Comentários
  • As deseconomias de aglomeração estão em alta, não somente pelo fato de estarmos inseridos no meio digital, como também pelas facilidades que algumas localizações fornecem às multinacionais. Sob essa ótica, vale destacar a relevância das intervenções regionais, seja diminuindo as cargas tributárias, seja flexibilizando as legislações trabalhistas, garantindo a atenção de empresas que, muitas das vezes, querem apenas pagar menos e produzir mais. Como exemplo disso, a Nike tem suas fábricas localizadas principalmente na Ásia, mas sua sede fica no famigerado tio Sam.

    única alternativa coerente com a lógica da Nova Ordem Mundial e Divisão Internacional do Trabalho: D

    EsPCEx 2022