SóProvas


ID
4214290
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Dentre as tentativas de emancipação política, ao final do período colonial, a Inconfidência Mineira e a Baiana – A Revolta dos Alfaiates – merecem especial destaque. Quando se estabelece uma comparação entre ambas, percebe-se que:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A acerta sobre as características dos integrantes dos movimentos; Tiradentes, juntamente com seus companheiros insurgentes, eram da elite local. Por outro lado, a Inconfidência Baiana tinha caráter popular, apesar de contar com certo apoio da elite e intelectuais, ligados à maçonaria.

  • Apesar de Tiradentes, ou seja, ele não era elite.

  • a) Apesar de Tiradentes, a Inconfidência Mineira foi mais elitista e intelectual que a Baiana, que foi popular e teve a participação de alforriados e indivíduos de origem humilde.

    Correta, a exceção de Tiradentes o resto da galera era tudo da elite não foi atoa que só Tiradentes foi morto porque ele era o único que não era da elite

    b) Baianos e mineiros tinham opiniões muito semelhantes sobre o destino que pretendiam para o futuro do país, que ambos queriam ver livre do domínio colonial português.

    Errada, algumas opiniões sim eram parecidas porém outras não tipo a Revolta dos Alfaiates( Conjuração Baiana) desejava o fim da escravidão, porém a inconfidência Mineira ( Conjuração Mineira) não desejava o fim da escravidão porque era a galera mais da elite e pá e lógico que a galera da elite não desejaria fim da escravidão no Br

    c) Com efeito, dizer que alguém, à época, pensasse em independência nacional, não passa de um erro da historiografia em relação aos dois movimentos.

    Errada, se trata de um erro nada porque as duas revoltas elas são separatistas ( Emancipacionistas)

    d) Conjuntamente, não conseguiram sucesso, apesar do preparo militar coletivo, porque um grupo acabou por delatar o outro por questões de natureza local.

    Errada, " Um grupo acabou por delatar o outro por questões de natureza local." Isso aconteceu apenas na Inconfidência Mineira, a conjuração baiana não deu certo porque simplesmente pegaram e mataram os líderes ai acabou a festa