SóProvas


ID
4214875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um homem de 75 anos de idade, com câncer em estágio avançado, vive com a esposa em sua casa e tem sentido dor, cada vez mais intensa, para a qual tem sido prescrito um analgésico opióide oral. Também tem experimentado problemas decorrentes da diminuição de leucócitos e plaquetas, bem como do tratamento com radioterápicos. Esse paciente vem recebendo visitas semanais de um profissional de enfermagem vinculado a uma agência de cuidados domiciliares.

Acerca da situação hipotética apresentada e dos cuidados domiciliares adequados à situação, julgue o item que se segue.


O uso do analgésico deve ser controlado e a família deve ser orientada a suspender a medicação para que não ocorra dependência psíquica do paciente.


Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar o porque?

  • Para pacientes oncológicos, especialmente com dor severa, não há dose teto. O objetivo é priorizar o conforto do paciente. Fui por essa linha de pensamento.

  • terrível não tem vídeo aulas explicando as questões
  • Quem suspende ou prescreve medicações, são os médicos.
  • Questão bastante logica, ele é um paciente oncológico em estado avançado o tratamento provavelmente já entrou em estagio paliativo onde o único objetivo é manter o conforto do paciente até o seu findar da vida, o que se deve atentar e buscar contornar são os efeitos adversos causados por medicamentos opióides fortes (provavelmente a mediação é a morfina), como uma possível depressão respiratória, ...". é uma questão de risco x beneficio, apesar da possibilidade do paciente desenvolver uma dependência psíquica é preferível este paciente morrer "viciado e confortável" do que o "morrer sofrendo e não viciado".