SóProvas


ID
4217800
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 7 de abril de 1831 e 24 de julho de 1840, o Brasil foi governado por regentes. Isso deveu-se à abdicação de D. Pedro I ao trono brasileiro em favor de seu filho que tinha então cinco anos e quatro meses de idade. Esse Período regencial, de pouco mais de 9 anos, teve inicialmente duas regências trinas, e após um ato adicional, em 1834, que alterou o modelo de regência previsto na Constituição Imperial de 1824, teve, também, duas regências unas.

Essa época da história brasileira foi marcada por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (A)

    Um rápido resumo...

    De um lado tínhamos os "moderados", que defendiam a ideia de centralização. Na oposição, ficavam os "exaltados", que defendiam a descentralização, ou seja, a efetiva autonomia das províncias e as liberdades individuais.

    Bons estudos!

  • A Sabinada era contra o governo e não contra a a monarquia

  • REVOLTAS OCORRIDAS NESSE PERÍODO: CABANAGEM, BALAIADA, SABINADA, FARROUPILHA E MALÊS.

  • trabalhistas... não da ne pessoal, PROGRESSISTAS! Por isso a ultima ta errada, e sim houve mudanças no sentido federalistas, por mais pequenas que foram, como as assembleias provinciais criadas por Feijó

  • LETRA A. Vale lembrar que a regência foi um dos períodos mais conturbados

  • Algumas revoltas de caráter separatista como a Farroupilha no Rio Grande do Sul, outras defenderam a monarquia como a Sabinada que defendeu a separação da Bahia até a maioridade do imperador D. Pedro II.