SóProvas


ID
4218775
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2020
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Lea al microrrelato "Celebración de la fantasia" para contestar la cuestione.


Celebración de la fantasia


    Fue a la entrada del pueblo de Ollantaytambo, cerca de Cuzco. Yo me había despedido de un grupo de turistas y estaba solo, mirando de lejos las ruinas de piedra, cuando un nino del lugar, enclenque, haraposo, se acercó a pedirme que le regalara una lapicera. No podía darle la lapicera que tenía, porque la estaba usando en no sé qué aburridas anotaciones, pero le ofrecí dibujarle un cerdito en la mano.

    Súbitamente, se corrió la voz. De buenas a primeras me encontré rodeado de un enjambre de niños que exigían, a grito pelado, que yo les dibujara bichos en sus manitas cuarteadas de mugre y frío, pieles de cuero quemado: había quien quería un cóndor y quien una serpiente, otros preferían loritos o lechuzas y no faltaban los que pedían un fantasma o un dragón.

Y entonces, en medio de aquel alboroto, un desamparadito que no alzaba más de un metro del suelo me mostró un reloj dibujado con tinta negra en su muneca:

-Me lo mandó un tío mío, que vive en Lima -dijo.

-Y ¿anda bien? -le pregunté.

-Atrasa un poco -reconoció.

(Eduardo Galeano. El libro de los abrazos, Barcelona, RBA, 1995, pág. 22. Disponível em: https://narrativabreve.com/2013Z11/cuento-breve-eduardo-galeano-celebracion-fantasia.html). 

El título del microrrelato "Celebración de la Fantasía", se justifica principalmente por:

Alternativas
Comentários
  • Querendo estudar para PRF, mas está difícil. CADÊ OS COMENTÁRIOS DOS PROFESSORES QCONCURSO??? Vamos melhorar viu, só não ui para o Estratégia ainda porque o layot deles são horríveis, mas estão dando show com os comentário dos Professores. Só querem arrecadar, há tempos que o pessoal não estão alimentando o sistema de questões. Concurso desse nível e não estão dando o trabalha de comentarem assuntos importantes.

  • La conversación entablada entre Galeano y el chiquillo que llevaba el dibujo de un reloj en el brazo. - letra A

  • Eduardo Galeano foi um jornalista e escritor chileno reconhecido principalmente por dar voz a personagens em contextos históricos de extrema relevância para a sociedade chilena, tais como a colonização, a escravidão e a ditadura que acometeram a América Latina. Sua obra é marcada por paradoxos e contradições na relação presente-passado entre personagens cotidianas e atravessa relações sociais, econômicas e culturais das personagens como forma de construir um imaginário sobre a sociedade.

     
    Para encontrar uma resposta que satisfaça a pergunta, com base no texto apresentado, é preciso também expandir algumas noções de sentido. Por exemplo, por “celebração", pode-se entender festa, aniversário, momentos de reunião, mas também um momento de recordação ou até mesmo uma menção à religiosidade (uma vez que as celebrações, há muitos séculos, estavam quase sempre relacionadas a festividades de ordem religiosa). Por fantasia, também é possível pensar em múltiplos sentidos: imaginação, alucinação, invenção, utopia, presunção...


    A) A conversa entre Galeano e o rapaz com o relógio desenhado aponta para uma reunião de pessoas, isto é, um momento de encontro e conversa, típicos de uma celebração. O garoto também parece se referir ao relógio ao dizer que “atrasa un poco", embora a ambiguidade que a pergunta “Y ¿anda bien?" pressupõe também nos poderia levar a crer que tanto o tio quanto o relógio atrasam. A fantasia resta, aqui, justamente na falta de esclarecimentos, para o leitor, sobre qual é a interpretação mais adequada, o que lhe permite, por si próprio, fantasias sobre qual seria a resposta mais adequada. Assim, sendo, as duas grandes marcas da celebração e da fantasia neste texto são, respectivamente, a reunião de pessoas sobre um tema em comum e a ambiguidade. CORRETA.

    B) A conversa entre Galeano e o rapaz que pede uma caneta aponta para uma reunião de pessoas, isto é, um momento de encontro e conversa, típicos de uma celebração, o que denota a marca da celebração neste texto. Por outro lado, a resposta ao pedido da caneta foi direta e sem possibilidades de interpretações várias, o que não exatamente se associa à noção de fantasia, imaginação, invenção. INCORRETA.

    C) A interação entre Galeano e o rapaz aponta para uma reunião de pessoas, isto é, um momento de encontro e conversa, típicos de uma celebração, o que denota a marca da celebração neste texto. Falta, ainda, o caráter fantasioso do desenho dos animais. Apenas houve a menção de que eles foram desenhados, sem recursos que permitissem, inclusive ao leitor, participar da construção de sentidos deste momento da interação textual. INCORRETA.

    D) No texto, todas as crianças que se aproximam do escritor pedem para que ele desenhe animais em suas mãos. Não há menção a um rapaz que tenha recusado. Por outro lado, não há dados suficientes para afirmar que o rapaz que espalhou a notícia (aquele que pediu a caneta) teria negado o desenho nem que o rapaz do relógio desenhado também o tenha feito. INCORRETA.



    E) Não há dados suficientes para afirmar que turistas tenham se assombrado com a aproximação de crianças vestidas em roupas rasgadas ou de aparência indesejável. INCORRETA.


    Gabarito da Professora: Letra A.