SóProvas


ID
4218802
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2020
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Lea al poema de Emilia Currás y responda al que se pide. 


Tú tienes alas de plata,

alas de ensueño,

de ilusión, de anhelo.

¿Me darás alas de plata?

Calla, calla.

Tú tienes alas de bronce,

alas de pasión,

de amor sin freno. 

¿Me darás alas de bronce?

Calla, calla.

Tú tienes alas de hierro,

alas fuertes y seguras,

alas de grandes realidades.

¿Me darás alas de hierro?

Calla, calla.

Tú tienes alas de estaño,

alas de engaño,

alas falsas y amargas.

¿Me darás alas de estaño?

Calla, calla.

No me preguntes tanto.

(Emilia CURRÁS . Fugitiva del tempo. 2ª. edición. De la autora... de Fina Calderón. Prefácio de Malik Najajar. Traducción de Rifaat Atfé. Madrid: Editorial Betania, 2010. Disponível: em http://www.antoniomiranda.com.br/Iberoamerica/espanha/emilia_ curras.html). 

En el texto el yo lírico establece una conversación en la cual está reflejado el deseo de ir más allá de las contingencias de la vida y busca encontrar la seguridad en el amor, pero no logra alcanzar el intento. Los versos que testifican este hecho, son

Alternativas
Comentários
  • PRF 2021.

  • Não acertaria essa nem em português! Mas bora lá!

  • PERTENCEREMOS!

  • CADE OS COMENTARIOS DOS PROFESSORES Q???

  • como podemos passar em uma materia que nem comentarios de professores existe..

  • Fui pela lógica entre " establece una conversación" e "pero no logra alcanzar el intento", onde "estabelece uma conversa, mas não consegue alcançar o intento"... resumindo... briga de casal (cala a boca, não pergunta tanto)...rsrs

  • Querendo estudar para PRF, mas está difícil. CADÊ OS COMENTÁRIOS DOS PROFESSORES QCONCURSO??? Vamos melhorar viu, só não ui para o Estratégia ainda porque o layot deles são horríveis, mas estão dando show com os comentário dos Professores. Só querem arrecadar, há tempos que o pessoal não estão alimentando o sistema de questões. Concurso desse nível e não estão dando o trabalha de comentarem assuntos importantes.

  • Você tem asas de prata

    asas de sonho,

    de ilusão, de saudade.

    Você vai me dar asas de prata?

    Cale-se Cale-se.

    Voce tem asas de bronze

    asas da paixão,

    de amor sem freio.

    Você vai me dar asas de bronze?

    Cale-se Cale-se.

    Voce tem asas de ferro

    asas fortes e seguras,

    asas de grandes realidades.

    Você vai me dar asas de ferro?

    Cale-se Cale-se.

    Você tem asas de lata

    asas do engano,

    asas falsas e amargas.

    Você vai me dar asas de lata?

    Cale-se Cale-se.

    Não me pergunte muito.

  • Enfim hipocrisia... cadê os comentarios dos professores?callas callas

  • QC respondendo às solicitações de comentários do professor para essa questão:

    "Calla, calla.

    No me preguntes tanto."

  • Emilia Currás foi uma cientista da informação, química, filósofa e poetisa espanhola, reconhecida não apenas por seu talento artístico como também por sua atuação acadêmica: ela foi pioneira na área das Ciências da Documentação na Espanha e em países de língua espanhola. Na poesia, sua marca é um saudosismo, por vezes tristeza, que se mistura a elementos de musicalidade e análise do conteúdo que ela traz ao papel.


    O trecho que demonstre o desejo de ir além das eventualidades, mas sem conseguir superá-las, deve ter alguns elementos-chave, como uma ideia no tempo presente que não se apresente de maneira positiva (o que, por sua vez, intensifica no leitor e no eu-lírico o desejo pela mudança) e uma ideia de impossibilidade. Analisemos, então, cada uma das opções.

    A) Estanho é um metal da tabela periódica e remete à resistência do material. Este trecho não sugere uma situação negativa, que se pretenda mudar, mas um elogio, dado não apenas sua qualidade de resistência como também o amor que a autora tinha em relação a essa matéria. Ademais, o trecho “de amor sin freno" aparece no texto muito antes da menção ao material das asas, o que desloca o sentido que o próprio texto deu. Esse deslocamento, por si só, torna difícil citar que a impossibilidade de mudança tenha aparecido no texto antes do que a situação a ser alterada. INCORRETA.

    B) Tanto “fuertes y seguras" quanto “grandes realidades" (isto é, de grandes feitos, de pessoas que são importantes ou que fizeram ações relevantes para outros ou para a sociedade) remetem a elogios que se complementam. INCORRETA.

    C) A menção a bronze aqui sugere que uma transformação positiva. Assim como acontece a todos os materiais, para a obtenção de bronze é preciso que haja uma transformação, purificação. Neste sentido, ter asas de bronze reflete um processo de purificação, o que é algo positivo. Já “alas de pasión" é um sintagma que também traz um âmbito positivo ao contexto geral, porque estar apaixonado(a) é socialmente aceito como algo positivo. Vê-se, portanto, que os dois trechos são complementares. INCORRETA.

    D) A menção a prata aqui sugere que uma transformação positiva. Assim como acontece a todos os materiais, para a obtenção de prata é preciso que haja uma transformação, purificação. Neste sentido, ter asas de prata reflete um processo de purificação, o que é algo positivo. É verdade que, apesar de ser obtida através de um processo de melhoria, a prata é dos metais menos valorizados – mas, neste momento do texto, antes da menção de outros metais de maior proeminência, a prata assume, de fato, uma característica positiva: ela abre caminho para outros metais e está em local de destaque. Já “alas de pasión" é um sintagma que também traz uma essência positiva ao contexto, porque estar apaixonado(a) é socialmente aceito como uma experiência boa. Vê-se, portanto, que os dois trechos são complementares. INCORRETA.

    E) Quando se pede para que uma pessoa não se comunique mais, como é o caso em “calla, calla", estamos automaticamente indicando que não temos interesse ou não podemos lidar com uma determinada situação. Este trecho, portanto, tem caráter negativo, e reflete um descontentamento com uma dada ação que ocorre no momento presente (o presente textual, não o cronológico). É importante, no entanto, ressaltar que o texto traz duas vozes distintas: a do eu-lírico, mencionando do que são feitas as asas da pessoa amada, e seu interlocutor, que interrompe os questionamentos do eu-lírico, pedindo para que se cale. Nesse sentido, o trecho “no preguntes tanto" afasta qualquer possibilidade de o eu-lírico chegar ao que pretendia (as respostas para as perguntas que fez ao longo do poema). CORRETA.

    Gabarito da Professora: Letra E.