A questão exige que tenhamos conhecimento sobre a realidade dos depósitos e da etapa de recebimento de materiais. Dito isso, vamos analisar os itens apresentados e, em seguida, veremos qual alternativa é a correta.
I. CORRETO O local onde o estoque de uma instituição está armazenado deve ser limpo, devidamente iluminado e deve contar os equipamentos de segurança e a sinalização adequada para que os usuários desse estoque possam utilizá-lo com eficiência.
As condições apresentadas nesse item devem ser perseguidas por todas as organizações que precisam manter materiais em estoque.
II.INCORRETO. No contexto da administração de materiais, a inspeção de recebimento permite verificar apenas documentalmente o recebimento de material, não sendo possível ou mesmo necessário inspecionar os atributos qualitativos dos materiais com base nas normas de controle de qualidade.
De acordo com o que se ensina nas bibliografias de Administração de Recursos Materiais, o recebimento de materiais é tido como uma etapa intermediária entre a compra e o pagamento junto ao fornecedor. João José Viana divide a classificação de materiais em quatro fases, são elas:
1) Entrada de materiais: recepção dos veículos que transportam os materiais, verificação dos dados básicos de entrega e encaminhamento para a área de descarga etc.
2) Conferência quantitativa: verifica se a quantidade declarada pelo fornecedor do material está de acordo ao que foi, de fato, entregue.
3) Conferência qualitativa: verifica se as especificações técnicas do material entregue estão de acordo com o que fora solicitado pelo setor de compras da organização.
4) Regularização: é o resultado lógico e natural das etapas supracitadas, pode ser originada a partir da entrada do material, da devolução total ou parcial, ou ainda, da reclamação ao fornecedor por falta de material.
Após analisar cada um dos itens, chegamos à conclusão de que a alternativa a ser marcada é a "B", que faz, corretamente, a indicação do item I como correto e do II como incorreto.
GABARITO: B
Fonte:
FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.
VIANA, João José. Administração de Materiais: um Enfoque Prático. São Paulo: Atlas, 2017.