-
Letra A.
-
Sistema de Revisões periódicas Sistema, também conhecido como sistema do estoque máximo, é construído com base em intervalos regulares de tempo para a reposição do estoque. Assim sendo, em vez de nos preocuparmos com a reposição do produto quando o estoque chega a um nível determinado, reporemos o estoque de acordo com um tempo predeterminado. De acordo com Gonçalves, ...para administrar um sistema de revisão periódica do estoque, dois parâmetros básicos precisam ser decididos. O primeiro refere-se, propriamente, a definir a periodicidade em que as revisões serão realizadas; e o segundo, a determinar qual nível de estoque máximo teórico deverá ser projetado. Dessa forma, a quantidade comprada a cada período vai depender do consumo que o item sofreu. Se o item foi mais consumido, compramos mais. Já se o item foi menos consumido, compramos menos.
-
Gab. A
Complementando:
II - O conceito "estoque zero" está associado ao Just in Time (JIT), que é uma filosofia de gestão de estoque que defende a minimização dos níveis estocados como forma de redução de desperdícios.
-
GABARITO: LETRA A
O chamado estoque mínimo também é conhecido como estoque de segurança, ou de reserva.
Entretanto podemos definir estoque mínimo como aquela quantidade básica de suficiente para atender um possível aumento de demanda repentino em um período de tempo, um eventual desabastecimento ou atraso de fornecedores, uma espécie de reserva mesmo.
Então, o principal objetivo do estoque mínimo é garantir que não ocorra desabastecimento.
Já o estoque máximo, como o próprio nome sugere, refere-se ao oposto.
Embora sejam opostos, ambos são ferramentas de gestão de estoque complementares.
Entenda, o estoque mínimo visa subir o necessário já o máximo leva em conta o limite para se evitar desperdícios.
Podemos dizer que o estoque máximo é a soma do estoque mínimo e do lote de reposição necessário por um determinado período.
FONTE: https://www.jornalcontabil.com.br/diferencas-entre-estoque-maximo-e-estoque-minimo/
-
Instrução Normativa 205 de 1988.
EM = Em + ( c x I )
EM: estoque máximo
Em: estoque mínimo
c: média de consumo nos últimos 12 meses
I: intervalo de aquisição, que corresponde ao período entre aquisições normais e sucessivas
É correto afirmar que o estoque máximo é a soma do estoque mínimo com o lote de compras (quantidade a ser adquirida).
Qual é o padrão do lote de aquisição? Segundo a IN 205 é a média de consumo nos últimos 12 meses multiplicada pelo intervalo de aquisição
Atenção!
A fórmula do estoque máximo da IN 205 é usada nas reposições do governo federal, outros entes da federação podem usar fórmulas diferentes (ou a mesma fórmula), mas a lógica do estoque máximo é sempre a mesma, estoque mínimo + lote de compras.
-
I. O conceito de estoque máximo refere-se à soma do estoque mínimo com o lote de compra. (CERTO)
Estoque máximo = Estoque Mínimo (estoque de segurança) + Lote de Compra.
II. Ao adotar o conceito de estoque zero, o servidor público define as metas de redução dos níveis de estoque para próximo do zero. Assim, a organização buscará manter o menor quantitativo possível de materiais, considerando diversas variáveis, como a taxa de uso dos mesmos e o tempo de reposição pelos fornecedores, por exemplo.(CERTO) A questão trata da filosofia de produção Just In Time. Todavia, é sempre bom ter em mente que o estoque zero também gera custos ($) de armazenagem.