Treinamento
Existem na literatura várias definições sobre treinamento, entretanto, observa-se que, embora sejam numerosas, apresentam grande coerência entre si.
O quadro seguinte sumariza algumas definições encontradas na literatura.
DEFINIÇÕES DE TREINAMENTO
(Segundo Borges-Andrade, Abbad e Mourão, 2004)
Hinrichs (1976): “Treinamento pode ser definido como quaisquer procedimentos, de iniciativas organizacionais, cujo objetivo é ampliar a aprendizagem entre os membros da organização”.
Nadler (1984): “Treinamento é aprendizagem para propiciar melhoria de desempenho no trabalho atual”.
Wexley (1984): “Treinamento é o esforço planejado pela organização para facilitar a aprendizagem de comportamentos relacionados ao trabalho por parte de seus empregados”.
Goldstein (1991) “Treinamento é uma aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho”.
Em suma, na maioria das provas de concurso, treinamento significa o conjunto de eventos planejados sistematicamente pela organização para remover lacunas nas competências do indivíduo, as quais não são devidas a condições inadequadas de trabalho.
FONTE: RIBAS & SALIM (2013)
Daniel, o treinamento pode ser utilizado nos três níveis organizacionais (planejamento, tático, operacional), e não apenas no operacional como mencionado na questão. Conforme o autor Goldstein (1991) mencionado pela nossa colega Vanessa IPD : (Goldstein (1991) “Treinamento é uma aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho”). Ou seja, independente do nível e cargo que o indivíduo ocupa na empresa, caso ele tiver dificuldades para desempenhar suas atividades, por exemplo, o treinamento é essencial para suprir essa lacuna.
Concordo com a explicação do Uriam, porém não concordo com o gabarito.
O Desenvolvimento busca estruturar competências essenciais não para a organização, e sim para o cargo ao qual o empregado poderá ocupar quando vago ou criado.
Pensando em questões de futuro da organização, o Treinamento também contribui, pois o funcionário bem capacitado enriquece a empresa em diversos aspectos.
Portanto, o gabarito é o "menos errado".